INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Avanços entre França e Argélia : PM leva grande delegação empresarial a Argel após Macron em 25-8 12 Outubro 2022

A visita da primeira-ministra Elisabeth Borne a Argel, com uma larga comitiva de governantes e empresários, ficou marcada no domingo pelos "gestos memoriais", com deposição de coroas de flores no ’Monumento aos Mártires" e nos túmulos dos militares, dum e doutro lado, caídos na guerra da Argélia (1954-62). No dia seguinte, segunda-feira, Borne congratula-se com "a edificação da parceria renovada, que é para permanecer".

Avanços entre França e Argélia : PM leva grande delegação empresarial  a Argel após Macron em 25-8

A primeira visita ao estrangeiro da primeira-ministra está ser noticiada, em França, como um reforço do sucesso na reconciliação França-Argélia, seis semanas após a visita do presidente Macron. Elisabeth Borne foi recebida pelo seu homólogo argelino Aïmene Benabderrahmane.

"O meu sentir é que, juntos, temos avançado", disse Elisabeth Borne à imprensa francesa sobre a reunião do CIHN-Comité Intergovernamental de Alto Nível que presidiu conjuntamente com Benabderrahmane.

Ao longo da segunda-feira, Borne e dezasseis ministros da sua comitiva sentaram-se à mesa com os homólogos argelinos, uma primeira sob Macron, cuja presidência é acusada de ter estado o tempo todo, desde 2017, de costas voltadas para a antiga colónia.

A instabilidade política na Argélia, contudo, não é estranha ao congelamento nas relações franco-agelinas. A contestação que marcou o país nos últimos anos da presidência de Bouteflika continuou sob a presidência internina de Abdelsalah e após a eleição de Abdelmadjid Tebboune que tomou posse em dezembro de 2019.

Investimento francês gera 40 000 empregos diretos na Argélia

A larga comitiva empresarial francesa — 60 empresas, entre as quais a gigante farmacêutica Sanofi, a Générale Energie (reciclager), Infinite Orbits (microssatélites), Neo-Eco (lixo) e Avril (agroalimentar) — foi recebida sob o slogan "Boas-vindas aos investidores franceses" no local do fórum de negócios inaugurado pelos dois chefes de governo.

Afinal, os franceses posicionam-se não só como o segundo exportador (com a China em 1º), mas também como o 2º comprador (só ultrapassado pela Itália) e o 2º investidor na Argélia.

Insulina. A decorrer até terça-feira, o fórum empresarial franco-empresarial inclui o contrato com a Sanofi para uma fábrica de insulina em solo argelino.

12 acordos

No balanço da visita, a ocupante do palácio de Matignon (governo) indica que foram assinados um total de 12 acordos de cooperação que abrangem desde a indústria, tecnologia, educação e cultura. Contudo a imprensa menos favorável ao regime macronista avalia que "a maioria, temos de ser realistas, não passa de declarações de intenção", lê-se num editorial do L’Express.

Mesa sem gás ... mas talvez com vistos

O gás argelino, tão procurado neste momento da crise energética, esteve fora da reunião — como previsto na agenda preparatória revelada à imprensa na semana passada.

Sobre a "melindrosa questão dos vistos, Elisabeth Borne garantiu no balanço à imprensa que "houve trocas intensas" entre o ministro francês da Administração Interna, Gérald Darmanin, e o seu homólogo argelino. EA primeira-ministra disse estar "confiante de que vai haver resultados em breve".

Destaca todavia a imprensa que o governo francês anunciou, há menos de duas semanas, que vai reduzir para metade o número de vistos concedidos aos argelinos.

Este endurecimento, anunciado em fim de setembro, é entendido como uma forma de pressão do governo francês sobre a Argélia, no sentido de fazer o país norte-africano responsabilizar-se pela retirada dos argelinos que entraram ilegalmente em França.

Fontes: Le Monde/TV5/L’Express/APS/Courier d’Algérie/Le Figaro. Relacionado: Colonização: França de Macron faz ‘mea culpa’ por sistema de tortura na Argélia, 13.set.018; Foto (AFP): primeira-ministra francesa Elisabeth Borne recebida pelo seu homólogo argelino Aïmene Benabderrahmane.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project