ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Chefe de Estado convoca Conselho da República para avaliar segurança interna e mau ano agrícola no país 30 Mar�o 2018

O Chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, convoca, para 02 de Abril, a reunião do Conselho da República (CR) para, entre outras questões quentes da vida nacional, avaliar o estado da segurança interna e o impacto do mau ano agrícola em Cabo Verde.

Chefe de Estado convoca Conselho da República para avaliar segurança interna e mau ano agrícola no país

Conforme o Palácio do Platô, a reunião do órgão de consulta do Presidente da República começa às 9 horas com o empossamento dos membros nomeados através do Decreto Presidencial n.º 3/2018, de 22 de Fevereiro.

Mas da ordem do dia da sessão constam duas questões fundamentais a serem avaliadas e que estão a mexer com a vida dos cabo-verdianos tanto nos centros urbanos como no meio rural. Têm a ver com o estado da segurança interna e da situação do Mau Ano Agrícola que assola Cabo Verde neste momento.

Atentando ao elevado número da criminalidade que se regista neste momento no país, com destaque para os verificados nos centros urbanos da Praia, de Sal e S.Vicente, vai estar presente na reunião o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, que deverá, na qualidade de convidado ao encontro, caracterizar o actual estado da segurança interna no país, com base nos dados estatísticos criminais. O mesmo vai acontecer com o titular da pasta da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, que vai ter que falar do estado da implementação do Plano da Mitigação dos impactos do Mau Ano Agrícola em todo o país, isto diante das fortes críticas por parte do PAICV (oposição) e de criadores de animais e agricultores de que o mesmo não esteja a surtir efeitos positivos no campo.

Além de Jorge Carlos Fonseca, participam nesta reunião do Conselho da República os restantes membros efectivos: Presidente da Assembleia Nacional, Jorge Santos; Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva; Presidente do Tribunal Constitucional, João Pinto Semedo, e o antigo Presidente da República, Comandante Pedro Pires. Isto sem contar com os novos elementos nomeados: Engº António Maurício dos Santos, Arquitecto Frederico Hopffer Almada, Doutora Helena Lopes da Silva, Dr. Ana Maria Lomba Morais e Doutor Pedro do Rosário. Esta reunião do CR conta ainda com outros convidados como o Conselheiro da Segurança do Governo (Carlos Alexandre Reis), o Conselheiro do Presidente da República (António Carlos Gomes) e o Presidente da Associação dos Municípios de Cabo Verde, (Manuel de Pina), bem como os cidadãos João Santos, José Rebelo e Manuel Barbosa Amado.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project