INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Chefe do governo iraquiano alvo de atentado com drone 07 Novembro 2021

A residência do primeiro-ministro Mustafa al-Kadhimi foi bombardeada com explosivos por um drone na madrugada de domingo 7, segundo fontes oficiais. O exército classifica o ataque — que fez sete feridos entre os guarda-costas — como uma "tentativa de assassinato" do chefe do governo.

Chefe do governo iraquiano alvo de atentado com drone

Na manhã de domingo em Bagdad (menos 04 horas em Cabo Verde), a residência oficial do primeiro-ministro — situada na Zona Verde, bairro de embaixadas e reidências oficiais de dirigentes — foi atingida com os explosivos carregados por um drone.

"As forças de segurança estão a tomar as medidas necessárias devido a este atentado falhado", comunicou o exército. O Iraque teve na semana passada uma manifestação em que foi incendiada a efígie (foto) de Kadhimi, no cargo há um ano.

Após notícias de que Mustafa al-Kadhimi teria sido hospitalizado, o próprio surgiu na televisão (foto) a pedir calma à população e a garantir que se encontra bem e não foi "atingido no atentado"

Ao fim da tarde (hora local) depois ainda não houve reivindicação do atentado. Os suspeitos mais prováveis são os apoiantes de grupos armados alinhados com o Irão que nas últimas semanas têm realizado atos de protesto na Zona Verde da capital iraquiana.

Protestam contra os resultados a quinta eleição pós-invasão de 2003 e que ditou quem são os 329 membros do Conselho de Representantes, responsável pela eleição do Presidente da República e pela confirmação do primeiro-ministro.

Fontes: DW.de/BBC/AP

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project