De acordo com uma nota enviada a este Jornalonline, oficinas, palestra sobre a produção cinematográfica e sessão de filme são iniciativas que arrancam com a programação da CENA 2023, nesta quinta feira, 11 de maio, no auditório 101 da Uni-CV.
A mesma fonte avança ainda que vai ser feita uma sessão “A CENA é … Curtir a Curta”, particularmente desenhada para os estudantes, que serão desafiados a escrever uma análise crítica sobre algum dos filmes visionados. Acrescenta ainda que o público geral poderá assistir as outras sessões, em que serão exibidas sete curta-metragens de cineastas cabo-verdianas (algumas em estreia).
Segundo a organização, a sessão oficial da abertura da terceira edição da CENA acontece neste mesmo dia, 11 de maio, à noite, no Salão Beijing, ex-libris do Palácio Presidência da República, com homenagem à atriz e intelectual Elisa Andrade, falecida em 2021.
Várias outras iniciativas estão igualmente previstas para esta semana, incluindo na sexta-feira, dia 12, uma conversa em torno do «Futuro do Cinema Africano», e o «Papel que Cabo Verde poderá jogar», com as participações do produtor Pedro Soulé, dos cineastas Vanessa Fernandes e Yuri Ceunick, e com moderação do sociólogo Redy Lima.
Conforme a nota de imprensa, Ariene Lopes, Claire Andrade-Watkins, Chissana Magalhães, Emilia Wojciechowska, Georgina Fernandes, Grace Ribeiro, Inês Alves, Katya Aragão, Lara Plácido, Lara Sousa, Mónica de Miranda, Natasha Craveiro, Patrícia Silva, Samira Vera-Cruz, Sonia Diaz e Teodora Martins são as realizadoras dos filmes selecionados pela curadoria da CENA 2023.
Deste modo, para os dias 12 e 13 de maio estão assim reservadas a exibição de filmes de realizadoras dos PALOP e de Portugal e Espanha, no auditório do Centro Cultural Português – Instituto Camões.