O primeiro dos onze mineiros resgatados emergiu das profundezas e logo romperam aplausos dos presentes, na sua maioria socorristas. O homem resgatado tinha uma venda a tapar-lhe os olhos para o proteger dos primeiros raios de luz (fotos ao alto). "Estava muito fraco e foi conduzido ao hospital", segundo as fontes.
Cerca de uma hora depois do primeiro resgate, prosseguiu-se com a operação em outra secção da mina onde se encontravam mais dez mineiros. Um deles está ferido, segundo a televisão pública chinesa.
A entrada do túnel da mina Hushan, na província de Shandong, colapsou devido a uma explosão no dia 10. Vinte e dois mineiros ficaram encurralados no fundo da mina a 692 metros abaixo do nível do mar. Desconhece-se ainda o que causou a explosão.
O mineiro situado a mais de seiscentos metros (gráfico) acabou por falecer, não se sabe em que data. Dez outros estão desaparecidos e é pouco crível que haja sobreviventes entre eles.
Até há quinze anos eram muito frequentes os acidentes nas minas chinesas. Regulamentos muito severos fizeram baixar as mortes. 2020 foi o ano mais mortífero nas minas de carvão: trinta e nove mineiros morreram em explosões, em duas minas próximas à megacidade de Chongqing, no sudoeste chinês.
Cronologia
10 janeiro: uma explosão de origem desconhecida bloqueou a saída da mina. Durante uma semana, as equipas de socorro lançaram tubos para respiração e procuraram comunicar com os homens encurralados nas profundezas.
12 janeiro: ao terceiro dia da explosão, os gestores da mina foram presos. São acusados de infringir as regras de segurança, que os obrigavam a notificar o acidente no prazo de uma hora.
17 janeiro: primeira vez que se localizam onze mineiros, mas não há contacto.
18 janeiro: estabelece-se primeiro contacto.
Desde o dia 18 até à manhã deste domingo, com a comunicação a fluir os socorristas à superfície foram enviando medicamentos e alimentos aos mineiros no fundo da mina.
33 mineiros chilenos
Entre 05 de agosto e 13 de outubro de 2010, o mundo acompanhou a angústia dos trinta e três mineiros chilenos encurralados no fundo da mina de San Jose na província chilena de Atacama.
Ao fim de setenta e nove dias, todos saíram do fundo da mina de mais de 700 metros de profundidade. Todos sãos e salvos, exceto por sequelas psicológicas de que alguns continuam a sofrer.
Fontes: BBC/Xinhua News Agency/CCTV. Fotos: O resgate do primeiro soterrado foi acolhido com aplausos.