REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China: 1º dia do 20º congresso para 3º mandato de Xi 16 Outubro 2022

O vigésimo congresso do PCC — o mais importante evento da agenda política da China — abriu este domingo com o discurso de Xi Jinping que procura reeleger-se secretário-geral, o mais alto cargo no país. O cargo de presidente que XI ocupa desde 2012 é sobretudo cerimonial e com vista às relações com o estrangeiro.

China: 1º dia do 20º congresso para 3º mandato de Xi

Mais de 2.000 delegados de todo o país estão reunidos em Pequim até ao dia 22 que encerrará com a nova formação do Comité Permanente do Politburo do PCC, composto por sete membros, entre os quais o líder, Xi Jinping.

A nomeação de Xi para um terceiro mandato de cinco anos como secretário-geral do PCC e presidente da Comissão Militar Central — que controla também as Forças Armadas — é vista por analistas como um momento decisivo na História moderna da China.

Ao assumir o terceiro mandato, Xi Jinping vai encerrar formalmente um período de duas décadas marcado por transições previsíveis e ordenadas de um líder partidário para o outro. Em 2002, Hu Jintao sucedeu a Jiang Zemin como secretário-geral do partido. Em 2012, Hu abriu caminho para Xi.

Mas, no décimo-nono congresso do PCC, realizado em outubro de 2017, Xi Jinping não nomeou um sucessor óbvio e a Constituição da China foi posteriormente alterada pela ANP, para permitir que cumprisse três ou mais mandatos como chefe de Estado.

Apesar da esperada manutenção no poder de Xi — justificada pelo sucesso no combate à pobreza-corrupção-poluição — há algo que muda: a reorganização do Comité Permanente do Politburo deve ditar a retirada de pelo menos dois membros, de acordo com a norma que estabelece o limite de idade em 68 anos no início do novo mandato.

Quatro membros, incluindo o primeiro-ministro Li Keqiang, têm 67 anos ou menos e, portanto, são elegíveis para mais um mandato de cinco anos. É possível, no entanto, que Xi possa reduzir o limite de idade para 67 anos para retirar Li da corrida. Mas se Li Keqiang permanecer no Comité Permanente do Politburo, deve assumir outro cargo no governo, provavelmente o de presidente da ANP.

Wang Yang, antigo secretário do Partido Comunista na província de Guangdong e atual membro permanente do Politburo, é considerado o favorito para substituir Li como chefe do governo.

Outro candidato é o vice-primeiro-ministro Hu Chunhua, que é atualmente um dos 25 membros do Politburo, mas que não faz parte do Comité Permanente.

Outra posição de ’alto coturno’ é a chefia da Comissão Central de Assuntos Políticos e Jurídicos do partido, que supervisiona o vasto aparato de segurança interna da China. Os principais candidatos a este cargo incluem dois quadros que trabalham de perto com Xi Jinping há duas décadas: Chen Yixin, atual secretário-geral da comissão, e Wang Xiaohong, recém-nomeado chefe do Ministério da Segurança Pública da China.
...

Fontes: Xinhua.cn/SCMP/Le Figaro/Financial Times/. Relacionado: China: 4 dias de conclave, concorrentes KO, PR Xi até 2035 promete país mais rico, ecológico, justo e maior potência económica, 2.nov.020. Fotos: O presidente Xi Jinping, de 69 anos na abertura do 20º congresso, projeta a China até 2035, decerto sob a sua liderança. O palácio de Zhongnanhai, onde funcionam o poder executivo e os órgãos do PCC. Este antigo palácio do império, edificado no século XIII, tem o mesmo significado metonímico que "poder do PCC e poder de Xi" tão perto de ser tão poderoso como Mao.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project