FOTO DA SEMANA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China-20º congresso: Ex-PR Hu é "expulso e removido à força" 22 Outubro 2022

Este sábado, a foto está a correr mundo: o ex-presidente Hu Jintao, que ocupava o lugar mais perto do presidente Xi, é escoltado por dois funcionários para fora da sala onde decorre a magna reunião quinquenal. O que está a acontecer? Sem resposta de Pequim, com os ’media’ oficiais em silêncio, a foto está a ter leituras díspares.

China-20º congresso: Ex-PR Hu é

É o sétimo dia do 20º congresso do PCC que elegeu pela terceira vez — facto inédito — o secretário-geral Xi Jinping, de 69 anos. E, de súbito, o ex-presidente Hu Jintao (que deixou o poder com a mesma idade que Xi tem hoje) levanta-se para ser escoltado para fora do Palácio do Povo. A sua escolta: "dois comissários do Palácio do Povo", como escreve a agência noticiosa italiana.

E a mesma foto do dia mostra o atual presidente fleumático, impassível ao máximo, enquanto o seu antecessor, de 79 anos, que estava sentado à sua direita, é "removido à força" para fora da sala da magna reunião, segundo algumas leituras nos media.

A correspondente em Pequim da bissecular AFP, agência noticiosa francesa, relata que os ’media’ oficiais estão em silêncio. Segundo Linda Chen, é um facto inesperado essa "saída abrupta" do antecessor de Xi como secretário-geral do PCC, entre 2002 e 2012, e presidente do país, entre 2003 e 2013.

As análises nos media da referência vão no sentido de que é o prolongamento anti-democrático do poder de Xi que poderá explicar o sucedido este sábado neste antigo palácio do império, edificado no século XIII, e que tem o mesmo significado metonímico que "poder do PCC e poder de Xi" tão perto de ser tão poderoso como Mao (ver abaixo o link).

O que é facto é o ex-presidente a sair do lugar, que ocupou desde domingo 16 na sala da magna reunião no imponente palácio de Zhongnanhai, onde funcionam o poder executivo e os órgãos do PCC.

Foi expulso? Hu pediu para sair? Porquê?

Fontes: Times of Japan/AFP/ ANSA.it/. Relacionado: China: 1º dia do 20º congresso para 3º mandato de Xi, 16.out.022. Foto (Reuters): De pé e enquadrado por dois "comissários" com a máscara sanitária está o antecessor de Xi.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project