LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China: 4 anos de cadeia para ’jornalista cidadã’ acusada de "atentar contra ordem pública" — Zhang Zhan postou 122 vídeos de Wuhan 29 Dezembro 2020

A cidadã Zhang Zhan, de 37 anos, detida desde maio foi condenada a quatro anos de prisão nesta segunda-feira, 28, por ter há onze meses dado início a relatos no YouTube do que estava a acontecer em Wuahn, cidade fechada pelas autoridades devido a uma misteriosa "pneumonia viral".

China: 4 anos de cadeia para ’jornalista cidadã’ acusada de

O tribunal de Xangai esteve cercado pela polícia durante algumas horas, mas a audiência que condenou a arguida por "provocação" e "atentado à ordem pública" terminou ao fim de pouco mais de trinta minutos.

A condenada é uma ex-advogada que se tornou cidadã-jornalista, Zhang Zhan residente em Xangai, que se deslocou a Wuhan motivada por notícias que começaram a surgir em fins de janeiro sobre "uma misteriosa pneumonia viral".

Fontes: AP/SCMP/Washington Post/Times of Japan. Relacionado: Covid-19: China indigna-se com ’ataques’ de jornal alemão que acusa Xi de "pôr o mundo em perigo" ao ocultar verdade de Wuhan, 21.abr.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project