INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China-EUA: Nancy Pelosi está em Taiwan e China anuncia "ações militares" 03 Agosto 2022

China-EUA:  Nancy Pelosi está em Taiwan  e China anuncia

Pequim denunciou a ação "extremamente perigosa" dos Estados Unidos e anunciou "ações militares" para defender a soberania nacional e integridade territorial" pouco depois do desembarque de Nancy Pelosi do avião militar americano que levou a nº3 do poder, a presidente da Câmara dos Representantes.

Segundo a agência Xinhua, em Pequim o embaixador americano, Nicholas Burns, foi convocado pouco antes da aterragem do avião militar americano — na foto, captada durante a sua aproximação ao aeroporto de Sungshan em Taipei, a capital taiwanesa esta terça-feira 2.

O vice-ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Xie Feng, exprimiu ao enviado diplomático os "protestos firmes" perante a "iniciativa" da sra Pelosi de visitar Taïwan, e, ao mesmo tempo, anunciou que "perante a provocação extrememente chocante as consequências serão muito graves".

"Os Estados Unidos são ter de arcar com a responsabilidade das consequências da visita e deverão pagar o preço deste atentado contra a soberania nacional e segurança chinesa", segundo o comunicado da porta-voz do governo, lido poucas horas antes da chegada da Pelosi a ilha.

Fontes: Xinhua/AFP... Relacionado: China avisa: Viagem de Nancy Pelosi a Taiwan terá "possível resposta militar", 24.jul.022.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project