INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China: Milhares assinalam 124.º aniversário do nascimento de Mao Tsé-tung 27 Dezembro 2017

Milhares de chineses assinalaram esta terça-feira, 26, o 124.º aniversário do nascimento de Mao Tsé-tung, fundador do regime comunista.

China: Milhares assinalam 124.º aniversário do nascimento de Mao Tsé-tung

As cerimónias de homenagem ao "Grande” decorreram, sobretudo em Shaoshan, província central de Hunan, uma pequena localidade onde Mao nasceu em 1893.

Centenas de simpatizantes, alguns vestidos como guardas vermelhos da Revolução Cultural, concentraram-se junto à estátua de Mao, na praça principal de Shaoshan, onde depositaram flores e colocaram cartazes em homenagem ao líder comunista, morto em 1976. Cenas idênticas verificaram-se nos últimos dias em Jinan (leste) ou em Baoji (centro norte).

"Temos que recordar o contributo de Mao para o nosso país, e essa é a energia positiva de que a nossa sociedade precisa", afirmou Xia Guozan, uma das pessoas que se deslocou a Shaoshan, de acordo com o diário oficial chinês Global Times.

Em Pequim, onde este tipo de cerimónias é limitado pelo Governo central, realizaram-se pequenas homenagens organizadas por um instituto de divulgação histórica, e centenas de pessoas fizeram fila na praça Tiananmen para visitar o corpo embalsamado do líder no mausoléu, situado na praça.

Alguns nacionalistas chineses defenderam a celebração deste aniversário para contrariar "a invasão" da festa ocidental do Natal, muito presente nas cidades do país devido às decorações em centros comerciais.

Já, o jornal “Global Times” admitiu que a figura de Mao é controversa pelo papel em acontecimentos que causaram milhares de mortos, como a fome do Grande Salto em Frente ou o caos da Revolução Cultural.

Fundador da República Popular da China e um dos mais proeminentes teóricos do comunismo do século XX, Mao Tsé-Tung (ou Mao Zedong) desenvolveu ideias sobre revolução e guerrilha que influenciaram marxistas no mundo inteiro.

Mao nasceu numa família de camponeses, mas recebeu uma educação esmerada. Desde jovem, porém, revoltou-se com a situação social opressiva de seu país e foi um dos fundadores do Partido Comunista Chinês. Durante os anos 1920. Fonte: MM

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project