INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China-Rússia: Putin dá parabéns a Xi pela reeleição — Comité é renovado com leais ao presidente 23 Outubro 2022

Vladimir Putin dirigiu já um telegrama este domingo ao seu "querido amigo" Xi Jinping felicitando-o por ter sido reeleito secretário-geral do Partido Comunista da China, o que "ajudará a fortalecer a posição da China internacionalmente". Xi reconduzido reforça poderes com um "gabinete formado por 24 homens leais ao presidente".

China-Rússia: Putin dá parabéns a Xi pela reeleição — Comité é renovado com leais ao presidente

Os vinte e quatro do Politburo (Comité Político) são "a elite da elite do poder" e o primeiro depois de Xi é Li Qiang, de 63 anos (em 1º plano na foto 1 ao alto, à esqª). Prevê-se que será o próximo primeiro-ministro, quando em 2023 o atual terminar o segundo (e último) mandato.

A equipa é renovada exceto por Zhao Leji, de 65 anos (de óculos na foto 1 à d.ta), e Wang Huning, de 67 anos (foto 1 à esqª), que foram reconduzidos. Wang Huning, engenheiro de formação, é tido como o intelectual do regime e idealizador da Rota da Seda.

No top-6, perfilam-se ainda Cai Qi, Ding Xuexiang e Li Xi.

Putin, Kim entre os primeiros a felicitar Xi

"Receba as nossas mais calorosas felicitações pela sua reeleição como secretário-geral do Comité Central do Partido Comunista da China", escreveu Putin a Xi na missiva divulgada pelo Kremlin.

Putin afirmou que os resultados do 20.º Congresso do PCC "confirmaram plenamente a sua alta autoridade política, bem como a unidade do partido que lidera".

"Tenho a certeza de que as decisões do Congresso contribuirão para a implementação bem-sucedida das tarefas socioeconómicas de grande escala que a China enfrenta, bem como para fortalecer a posição do país na arena internacional", disse o presidente russo, que também enfatizou a sua disposição de continuar o diálogo construtivo com Xi e o estreito trabalho conjunto entre ambos para desenvolver relações estratégicas entre os dois países.

"Do fundo do meu coração, querido amigo, desejo-lhe mais sucesso no seu trabalho responsável, boa saúde e prosperidade", disse Putin em seu telegrama a Xi.

Também o presidente norte-coreano Kim Jong-Un enviou hoje os seus "calorosos parabéns" ao homólogo chinês Xi Jinping pela sua renomeação como chefe do Partido Comunista da China, desejando um "futuro brilhante" para as relações bilaterais, relata a agência de notícias oficial KCNA.

"Construirei, junto consigo, um futuro melhor para as relações ’Coreia do Norte-China’ para atender às exigências do nosso tempo", disse Kim no comunicado divulgado pela agência estatal de Pyongyang.

Inédito 3º mandato

Xi Jinping assegurou sem surpresa o terceiro mandato no poder, após ter sido reconduzido por cinco anos como secretário-geral do PCC.

Surpresa houve ontem com a súbita retirada do ex-presidente Hu. Mais de vinte e quatro horas depois, a justificação oficial é de que "o ex-presidente teve de sair devido a um súbito mal-estar".

Fontes: SCMP/Xinhua/Tass/Times of Japan. Fotos (Xinhua/AFP/Reuters): 22 dos 24 membros do Politburo entram pela primeira vez no órgão supremo do poder.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project