REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China ávida de pangolins para usos culinário e medicinal — Risco de extinção e cerco policial não detêm traficantes 24 Junho 2019

O único mamífero com o corpo coberto de escamas de queratina é originário da floresta equatorial africana e é alvo de predação humana — usos medicinal e culinário na Ásia — que ameaça a sua sobrevivência. Milhões de dólares em apreensões mensais nas alfândegas da China não fazem desistir os contrabandistas.

China ávida de pangolins para usos culinário e medicinal — Risco de extinção e cerco policial não detêm  traficantes

Uma conferência internacional na África do Sul há pouco mais de três meses — seguida por órgãos como a CNN, a BBC — chamava a atenção para a espécie em grande risco de extinção, sobretudo devido à caça desenfreada, motivada por um ávido mercado chinês.

O crescimento económico da China entre os anos de 1990 e primeiros anos do novo milénio deram origem a um enorme poder de compra que se repercutiu na procura para consumo culinário e medicinal do pangolim, mesmo com a interdição do seu consumo nos anos de 1990.

Produto proibido, o seu preço cresceu de 14 dólares por quilo nos anos de 1990 para os mais de 700 dólares atuais. As notícias dão conta de carregamentos a serem interceptados nas alfândegas da China — destino final — do Vietname e Malásia, sobretudo como pontos de passagem.

O mamífero existiu em abundância em várias regiões equatoriais e tropicais, como atesta o nome ’pangolim’ que tem origem no malaio ’penggulingi’ (século XVII)/’tenggulingi’ (atual)/, que significa "o que enrola sobre si mesmo", em referência à postura defensiva do animal.

O interesse científico pela espécie levou o médico e naturalista sueco Lineu (Carl Linnaeus) a enviar estudantes para recolherem amostras nas regiões equatoriais e tropicais da África e Ásia. Assim em 1758, Lineu impressionado com a estranha aparência do animal inventou o neolatinismo genérico ’Manis’ para classificar a espécie, tornando-a a forma feminina singular de Manes que na mitologia romana designava um tipo de espíritos.

Fontes: Referidas/Arquivos especializados.

Os artigos mais recentes

17 Jul. 2019
RADAR
Figa canhota -I
16 Jul. 2019
Publicidade
Nice Kriola

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project