ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China impõe confinamento a 21 milhões após c.800 casos de Covid 04 Setembro 2022

Um surto de Covid-19, com 800 casos, levou as autoridades a fechar Chengdu, capital da regão de Sichuan no sudoeste da China desde as 18H desta quinta-feira. São 21 milhões de pessoas que têm de ficar confinadas em casa, suspenderam-se transportes por terra, mar e ar, a atividade económica está paralisada.

China impõe confinamento  a 21 milhões após c.800 casos de Covid

Em dois meses, este é o terceiro confinamento depois de Xangai e Pequim. O governo chinês aplica medidas restritivas que todos os outros países deixaram de aplicar porque são consideradas ineficazes. Hoje o país de mais de 1,3 mil milhões regista 243.822 infeções e 5.2226 óbitos — uma das taxas mais baixas do mundo, que se atribui às medidas draconianas impostas desde janeiro de 2020.

Os residentes ouvidos pela imprensa da referência dizem que aprenderam com Xangai e Pequim cujo recente confinamento foi vivido por entre penúria alimentar. Assim os de Chengdu, mal foi dado o aviso, correram para os supermercados. E quem chegou tarde, encontrou prateleiras vazias.

Esta medida mais radical tem a ver com a política de Covid-zero adotada pelo governo chinês, a qual busca isolar rapidamente qualquer caso da doença para mitigar o contágio, bem como isolar também todos os contactos próximos e até regiões inteiras.

1 caso obriga 800 a confinar em loja

Sábado de compras num centro comercial da mais populosa cidade da China, neste agosto. Concorrida loja IKEA está cheia. De súbito é emitido um alerta de Covid-19 que obriga a fechar as portas da loja com os clientes dentro.

Nas redes sociais, vídeos foram compartilhados mostrando o cenário de pânico entre os clientes e os seguranças que tentavam, sem sucesso, conter a multidão a forçar a saída.

Este caso de uma criança infetada e um contacto que podia estar ou não infetado obrigou oitocentas pessoas a ficarem dois dias em quarentena. Todas tiveram de fazer testes e ficar mais cinco dias sob vigilância.

No dia seguinte todo o shopping foi fechado. Segundo o "Shanghai Daily" 80 mil pessoas tiveram de fazer um teste de Covid por conta desse único caso duma criança infectada, que estava assintomática.

Covid-zero. A medida mais radical tem a ver com a política de Covid zero adotada pela China.

A medida busca isolar rapidamente qualquer caso da doença para mitigar o contágio, bem como isolar também todos os contatos próximos e até regiões inteiras.

Fontes: Forbes/Bloomberg/The Times/SCMP /Business Insider. Foto: Testagem obrigatória em Chengdu esta sexta-feira, é a única ocasião que as pessoas têm para sair do confinamento em casa.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project