INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Tensão: China inicia exercícios navais militares que incluem fogo real, em seis áreas marítimas em redor da ilha de Taiwan 04 Agosto 2022

A China iniciou exercícios navais militares, que incluem fogo real, em seis áreas marítimas em redor da ilha de Taiwan, anunciados na sequência da visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, ao território.

Tensão: China inicia exercícios navais militares que incluem fogo real, em seis áreas marítimas em redor da ilha de Taiwan

Segundo escreve Lusa, momentos depois de Pelosi ter aterrado na terça-feira em Taiwan - território que a China reivindica como uma província separatista -, Pequim anunciava que entrava em “alerta máximo” e que ia lançar “uma série de operações militares”, que classificou como “contramedidas”.

Os exercícios, que irão prolongar-se até domingo, incluem "disparos de munições reais de longo alcance" no Estreito de Taiwan, que separa o território da China continental.

Segundo as coordenadas avançadas pelo exército chinês, em certos locais, as operações vão aproximar-se até 20 quilómetros da costa de Taiwan.

Nas horas seguintes à chegada de Pelosi, que após um encontro com a Presidente de Taiwan Tsai Ing-wen prosseguiu o seu périplo asiático e rumou à Coreia do Sul e ao Japão, as autoridades taiwanesas denunciaram a entrada de mais de 40 aviões militares chineses no espaço de defesa aérea de Taiwan, cita a mesma fonte.

Em declarações no território, Pelosi garantiu que Washington não vai abandonar Taipé, enquanto a Presidente de Taiwan assegurou que a ilha vai manter-se firme face à ameaça militar chinesa.

Na relação com os Estados Unidos, Pequim tem alertado que não irá tolerar qualquer interferência na questão de Taiwan, onde o anterior governo nacionalista chinês se refugiou em 1949, após a derrota na guerra civil com os comunistas.

Conforme a mesma fonte, apesar de viveram autonomamente desde então, a China considera Taiwan como parte do seu território, e não uma entidade política soberana, e ameaça usar a força se a ilha declarar a independência.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project