INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China lança pontes com Afeganistão talibã: "Respeitamos a soberania dos povos" 27 Agosto 2021

O encontro na terça-feira, 24 entre o líder talibã Abdul Salam Hanafi e o Embaixador Wang Yu serviu para "estabelecer uma comunicação aberta e efetiva" entre as duas partes, segundo o comunicado no final da reunião em Pequim.

China lança pontes com Afeganistão talibã:

Esta reunião em Cabul entre os representantes dos dois regimes acontece um mês depois de uma delegação liderada pelo dirigente talibã Mullah Abdul Ghani Baradar ter estado também na RP China.

A RPC mantém aberta a embaixada em Cabul/Kabul e informou que não tem planos para retirar do Afeganistão os seus cidadãos. Além disso, tem comentado negativamente a atuação dos Estados Unidos relativamente ao caos instalado no aeroporto da capital afegã.

"Desde sempre temos respeitado a soberania e independência do Afeganistão e a sua integridade territorial", disse o embaixador na conferência desta quarta-feira. "Temos praticado uma política de não-interferência nos assuntos internos do Afeganistão e de amizade com o povo afegão".

"A China respeita a decisão independente do povo acerca do seu destino, apoia a implementação da liderança afegã segundo princípios afegães, bem como, está disponível para continuar a desenvolver as relações de boa-vizinhança cordial, de amizade e cooperação com o Afeganistão. Queremos ter um papel construtivo na paz e reconstrução do país", segundo Wang.

Fontes: BBC/Associated Press

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project