ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China quer aprofundar amizade e fortalecer cooperação com Cabo Verde – PCC 05 Dezembro 2022

A delegação do Partido Comunista Chinês (PCC), que se encontra de visita a Cabo Verde, para apresentar as decisões do seu último congresso, manifestou hoje a vontade da China em aprofundar a amizade e fortalecer a cooperação com Cabo Verde.

China quer aprofundar amizade e fortalecer cooperação com Cabo Verde – PCC

A intenção foi manifestada à imprensa pelo sub-director geral dos Assuntos da África e antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Xueyong, à saída de um encontro com o vice-presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde, que também é presidente do Grupo de Amizade/China-CV.

“Tive uma boa conversação com o vice-presidente da AN de Cabo Verde, com quem trocamos as nossas ideias em termos da nossa cooperação entre os parlamentos, os partidos políticos e também para a nossa cooperação entre os nossos países”, contextualizou.

Segundo realçou, esta é a primeira deslocação da delegação do Partido Comunista da China (PCC) depois do seu 20º Congresso Nacional, realizado em Outubro último, e também a primeira após o surto da pandemia da covid-19 há três anos, que demonstra uma “amizade especial” entre a China e Cabo Verde e a valorização das relações partidárias com o arquipélago.

“A nossa visita a Cabo Verde visa aprofundar a nossa amizade e fortalecer a cooperação entre os dois países”, afirmou, explicando que o principal propósito da delegação é apresentar aos amigos cabo-verdianos as decisões do 20º Congresso Nacional do PCC.

É que, considerou, o congresso foi um momento crucial e tem “significado histórico”, daí que pretendem manter boas conversações e interações com os amigos de Cabo Verde, os partidos políticos, e deste modo, aprofundar a troca de experiência na governação do país.

Da parte de Cabo Verde, o vice-presidente da Assembleia Nacional destacou as “frutíferas” parcerias entre Cabo Verde e a China que remontam à independência nacional.

As relações, sublinhou, têm sido “muito boas” e evidentes, apontando como exemplo a parceria da China para a construção do Palácio da Assembleia, do campus da Universidade de Cabo Verde, bem como do Estádio Nacional.

“Recebemos aqui o sub-director geral para os Assuntos de África do PCC que também terá vários encontros com os secretários gerais dos partidos cabo-verdianos, isso também é para demonstrar que os dois países estão a elevar cada vez mais os seus níveis de cooperação e de amizade”, salientou.

O encontro antecedeu o seminário sobre “Congresso do Partido Comunista Chinês” do qual foi transmitido o programa do PCC para os próximos cinco anos, com reforço da cooperação com Cabo Verde na agenda.

Em nome da Embaixada da República Popular da China em Cabo Verde, o embaixador Xu Jie, no seu discurso, agradeceu aos amigos que apoiam e têm dedicado a amizade com o seu país.

De entre as decisões do congresso, assinalou que a China deseja promover para os próximos tempos a grande revitalização da nação chinesa dando novas contribuições para a paz e o desenvolvimento de toda a humanidade.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project