INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

China suspeita de dar sumiço a ’quem pensa diferente’ — Nem chefe mundial da Interpol escapou 27 Novembro 2021

#OndeEstáPeng Shuai?, perguntou o mundo vinte dias a fio. Uma pressão que terá encurtado o tempo em que a estrela chinesa do ténis esteve desaparecida após acusar um ex-vice do presidente Xi. O chefe da Interpol obrigado a cortar o mandato de quatro anos pela metade em 2018 reapareceu após campanha intensa da esposa, mas... condenado por corrupção Meng está na cadeia a purgar 13 anos de pena.

China suspeita de dar sumiço a ’quem pensa diferente’ — Nem chefe mundial da Interpol escapou

Ao fim de três semanas em noticiários internacionais, e reações do poder em Pequim contra a politização do caso, a estrela chinesa do ténis reapareceu esta semana.

Mais tempo durou o desaparecimento do primeiro chinês presidente mundial da Interpol há três anos. A coroar a campanha intensa da esposa iniciada em setembro, o mundo soube em outubro que Meng estava em Pequim. Mas até hoje permanece o mistério sobre o que motivou a queda de Meng Hongwei. Como primeiro presidente chinês da Interpol, frustrou ele as expectativas de Pequim por mais colaboração perante as "ameaças" (dissidentes, EUA-UE...)?

Certo é que hoje o ex-vice-ministro de Segurança Pública Meng Hongwei, condenado em 2020 por "subornos de 20 milhões de dólares", está a cumprir uma pena de 13 anos de prisão. Integra um grupo de figuras do Partido atingidas pela campanha anticorrupção lançada pelo presidente Xi Jinping.

Três meses estiveram desaparecidos o magnata do e-comércio Jack Ma e a célebre atriz Fan Bingbingo. O fundador do grupo Alibaba — que tinha criticado o "conservadorismo" dos reguladores financeiros — só reapareceu num vídeo filmado na sua terra natal, Hangzhou, Zhejiang. Segundo a imprensa estatal, Ma "estudou e refletiu" e está agora "mais determinado a dedicar-se à educação e ao bem-estar público".

Contas com o fisco. A atriz Fan desapareceu também durante três meses, antes de surgirem notícias de que o fisco tinha ordenado que pagasse impostos e multas em falta, que ascendiam a 178 milhões de yuans (13 milhões de contos, talvez).

A primeira reaparição púbica de Fan foi para expressar que é "culpada" e pede "perdão" a todos os concidadãos.

A lista é longa, só se apresentam aqui estes casos ilustrativos. Voltaremos.

Fontes: Bloomberg/Financial Time/. Relacionado: França abre inquérito sobre chefe da Interpol ’desaparecido’ na China, 07.out.018; França: "Tenho medo de ser raptada" mesmo protegida pelo governo, diz esposa de chefe da Interpol ’desaparecido’ na China, 19.jan.019. Fotos: Jack Ma, reeducado. Bingbingo Fan, arrependida. Meng Hongwei e esposa Grace. Peng Shuai.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project