ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Alerta: Chocolates Kinder da Ferrero envoltos em escândalo de salmonela 17 Abril 2022

Chocolates "Kinder surprise", que pode também ser consumido em Cabo Verde, constam dos lotes da italiana Ferrero alvo de contaminação com a bactéria salmonela -provoca sintomas parecidos com os de uma gastro-enterite severa: diarreia e dores de barriga, febre e até vómitos. Em causa problema vivido numa fábrica belga. Este escândalo alimentar ocorreu a escassos dias da Páscoa (hoje é o domingo da páscoa), momento por excelência de consumo de chocolate, alerta a AFP.

Alerta: Chocolates Kinder da Ferrero envoltos em escândalo de salmonela

Segundo a mesma agência de notícias, ao todo foram 150 os casos de salmonela detectados em nove países europeus, incluindo a França. Em causa estaria uma fábrica de produção belga de chocolates Kinder em Arlon segundo relatam duas agências europeias de vigilância.

A Autoridade europeia de segurança dos alimentos e o Centro europeu de prevenção e controlo de doenças confirmam 150 casos de salmonela em infecções registadas sobretudo com crianças de menos de dez anos.

Até ao momento não houve registo de óbitos. Esta bactéria provoca sintomas parecidos com os de uma gastro-enterite severa: diarreia e dores de barriga, febre e até vómitos.

Conforme a mesma fonte, a justiça belga abriu esta segunda-feira uma investigação quanto ao ocorrido na fábrica de Arlon. O empreendimento dos chocolates Kinder, detidos pela italiana Ferrero, teria registado um incidente a meados de Dezembro e é aqui posta em xeque por falta de transparência.

Apesar do reforço dos controlos e de medidas de higiene chocolates contaminados foram distribuídos tanto na Europa como nos Estados Unidos, a Ferrero acabou por admitir falhas internas.

Foi só no final de Março que na sequência de um alerta britânico que foram retirados do mercado vários lotes contaminados.

França, Alemanha, Bélgica, Espanha, Irlanda, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos e Suécia foram os países com casos detectados de salmonela, o escândalo alimentar ocorreu a escassos dias da Páscoa, momento por excelência de consumo de chocolate, esreve a AFP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project