ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Chuvas e estragos na Praia: Líder da oposição percorre os bairros e defende que o estado tem de dar resposta a todos que estão a sofrer neste momento 13 Setembro 2020

«Hoje,12, durante toda a manhã, percorri os vários Bairros da Cidade da Praia, e pude ver o desespero de várias famílias, cujas casas foram invadidas pelas chuvas. Fiquei desolada!». A constatação é da líder do PAICV, segundo um post que publicou na sua página oficial de facebook. Diante dos estragos registados, Janira Hopffer Almada alerta que o Estado tem que dar resposta a estes problemas. «Temos de dar resposta a quem está a sofrer neste momento!», pediu.

Chuvas e estragos na Praia: Líder da oposição percorre os bairros e defende que o estado tem de dar resposta a todos que estão a sofrer neste momento

Referindo-se às precipitações registadas em Cabo Verde, a presidente do maior partido da oposição considerou, num outro post, bem-vinda essas chuvas de Setembro depois de três anos consecutivos de seca. «Saudamos as bem-vindas chuvas de Setembro, que representam o renovar de esperanças para os agricultores e criadores de animais. Depois de três anos consecutivos de seca todos estávamos mesmo à espera de chuvas abundantes, para garantir a produção agrícola de sequeiro, alimentar os lençóis freáticos, encher as barragens e criar as bases para um bom abastecimento dos nossos mercados e das populações».

A candidata a Primeira-ministra das legislativas de 2021 alertou, no entanto, que por o país não estar ainda preparado para acolher grandes quantidades de chuva, registou-se estragos significativos com a perda de uma vida humana, hoje, na Praia. «Infelizmente, como o País não está preparado para acolher grandes quantidades de chuva, os estragos parecem ser muitos significativos, principalmente na Cidade da Praia, onde as ´Cheias’ se desviaram dos seus leitos, invadiram as ruas e inundaram as casas e residências das pessoas, deixando um rasto de perdas avultadas, inclusive, de uma vida humana, o que lamentamos profundamente».

Alerta sobre assentamentos urbanos e drenagem das águas pluviais

Por causa dessa situação, a presidente do PAICV anunciou que mandou cancelar todas as actividades que estavam agendadas para este domingo, solidarizando-se com a população. «Assim, decidimos cancelar todas as atividades de Apresentação de Candidatos para as Eleições Autárquicas, que estavam agendadas para hoje, e manifestamos a nossa profunda solidariedade para com as vítimas que perderam os seus bens e para com as famílias atingidas por esta tragédia de ver partir um ente querido, nestas circunstâncias».

Diante da situação que se vive neste momento na Capital, Janira Hopffer Almada defende ser necessária uma reflexão sobre os assentamentos urbanos, drenagem de águas das chuvas e correcções a introduzir para garantir segurança dos residentes e bens na área metropolitana da Capital. «A situação vivida hoje, na Capital do País, leva-nos a uma profunda reflexão sobre os assentamentos urbanos, sobre a drenagem das águas pluviais e sobre as correções que devem ser feitas, a montante, para garantir maior segurança das pessoas e seus bens», conclui o post referido.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project