A inauguração aconteceu no quadro das comemorações do dia do Município de Ribeira Grande de Santido e das festividades de Nhu Santu Nomi, no âmbito do projecto Pacto dos Autarcas, que inclui também a Câmara Municipal da Praia.
Em declarações à imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, Nelson Moreira afirmou que este projecto vai abarcar futuramente o edifício da edilidade, centro cultural, polidesportivo e outras Infraestruturas do município.
De acordo com o autarca, a utilização das energias limpas vai contribuir para a melhoria do ambiente e poupança a nível electricidade,”verbas que vão ser canalizadas para acções sociais”.
Por outro lado, avançou que a iluminação pública vai trazer mais segurança para os moradores e os visitantes que diariamente procuram a Cidade Velha.
Por sua vez, o representante da União Europeia, Perdro Campos Lopes, esclareceu que se trata de uma parceria com a cooperação espanhola e o Governo de Cabo Verde em ajudar a nível do sector energético as câmaras da Praia e da Ribeira Grande de Santiago.
“Faz parte de um projecto maior que inclui outros países africanos para implementar projectos inovadores e que ilustram a transição energética”, acrescentou.
No caso de Cabo Verde, precisou que se trata de uma experiência piloto nessas duas câmaras municipais, como o reforço do compromisso com as mudanças climáticas e ” onde os custos de energias são dos mais altos da África.
A iluminação pública através do sistema fotovoltaico vai contemplar as ruas Banana, São Pedro e a Praça do Mar, que estão dentro do centro histórico da Cidade Velha. A Semana com Inforpress