NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Assomada acolhe “Serenata Cabo Verde em comemoração do Dia nacional da Cultura” 18 Outubro 2019

A Cidade de Assomada, na ilha de Santiago, será palco de “Serenata cabo Verde”, esta sexta-feira, 18. Vai ser uma oportunidade para comemorar o Dia Nacional da Cultura e prestar homenagem a figuras cabo-verdianas que cantaram, compuseram e tocaram a Morna, que é candidata a Património Imaterial da Humanidade.

Cidade da Assomada acolhe “Serenata Cabo Verde em comemoração do Dia nacional da Cultura”

Dezanove artistas do Concelho de Santa Catarina de Santiago saem às ruas para cantar a data em que se assinala, o Dia Nacional da Cultura e também, o nascimento de Eugénio Tavares. “Força de Cretcheu” e “Camponesa Formosa” do próprio Eugénio; “N Kria ser Poeta”, de Paulino Vieira; “Lua nha Testemunha”, de B.Leza; “Biografia de um Krioulo”, de Manel d´Novas; “Torrão di Meu”, de Nhelas Spencer”; “Dez Grãozinhos di Terra”, de Jota Monte; “Doce Guerra”, de Antero Simas; “Dor di Alma”, de Betu” e “Sodade di Nha Tera Saninclau”, de Armando Zeferino Soares, são os vários temas a serem interpretados por várias vozes cabo-verdianas nesta efeméride.

Com palco montado junto ao Centro Cultural Norberto Tavares, a Serenata Cabo Verde conta com a participação de Alino, Ana Amarante, Arlindo, Cosmoband, David Rocha, Escola de Música Eugénio Tavares, João de Sousa, Manel Tavares, Marlici Fernandes, Miguel Semedo, Naty Martins, Nhelas, Osvaldo Rocha, Sílvio Brito, Silvino Tavares, Six Finger’s, Titina, Vânia Martins e Zé di Tcharco.

Antes da subida ao palco, os músicos irão percorrer várias artérias da Cidade de Assomada, cantando ao som de três mornas, nomeadamente “N Kria ser Poeta”, “Sodad di Nha Tera Saninclau” e “Dez Grãozinhos de Terra”.

Recorde-se que o Dia Nacional da Cultura é celebrado anualmente, em Cabo Verde a 18 de Outubro, dia do nascimento do jornalista, escritor e poeta cabo-verdiano Eugénio de Paula Tavares (1867). Várias atividades vão acontecer um pouco por todo o país para marcar a efeméride, com destaque para concertos musicais, exposições, palestras, feiras de livros e iniciativas oficiais.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project