SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Praia: AAC apresenta sistema de informação estatística do sector da aviação civil em Cabo Verde 25 Novembro 2019

A Agência de Aviação Civil (AAC), apresenta esta segunda-feira, 25, na Escola de Negócios e Governação (ENG–Uni-CV), na Cidade da Praia, o “Sistema de Informação Estatística do Sector da Aviação Civil (SIE-AAC) em Cabo Verde - Plataforma de Business Intelligence & Predictive: Estatísticas dos movimentos nos Aeroportos e Aeródromos”.

Cidade da Praia: AAC apresenta sistema de informação estatística do sector da aviação civil em Cabo Verde

De acordo com a organização do evento, a apresentação visa dar a conhecer os objetivos, metodologias e atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto SIE - AAC, a Plataforma e o seu alinhamento com o Sistema Estatístico Nacional e os padrões e práticas nacionais e internacionais.

“Através da plataforma online a ser apresentado, qualquer utilizador terá acesso à informação estatística (dashboard - boletim estatístico) sobre operações e movimentos de aeronaves, passageiros, carga e correio, nos aeroportos internacionais e aeródromos de Cabo Verde. Esta publicação interativa pretende ser uma importante ferramenta de apoio a todos quantos necessitem de dados e informações aeronáuticas, com objetivos académicos, técnicos, económicos ou de outra natureza”, anuncia em comunicado.

Com esta iniciativa, a AAC espera que os dados compilados neste sistema, possam contribuir, de forma preditiva e proactiva, para todo o sistema de aviação civil nacional, enquanto um valioso acervo de dados estatísticos com informações quantitativas e de qualidade confiável sobre o cenário real da aviação civil cabo-verdiana, podendo assim, ser relevantes para “Análise dos movimentos nos aeroportos de Cabo Verde e previsão dos mesmos; “Identificação dos padrões de comportamento atuais e tendências nos aeroportos de Cabo Verde e o seu planeamento; “Estabelecimento do perfil económico dos aeroportos nacionais, bem como a definição dos segmentos de crescimento; “Contributo na tomada de decisão informada pelos intervenientes e decisores no sector de aviação civil.

Tanto AAC como o INE entendem que devem apostar em projetos inovadores de transformação de informação em conhecimento em tempo real (dados abertos), alinhados com as melhores práticas a nível nacional e internacional, em termos de sistema e informação estatística e de transformação digital (Quarta Revolução Industrial - Indutry 4.0: Airport 4.0/Smart Airport). CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project