BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Praia: ACD promove formação sobre confeção de velas 29 Novembro 2019

A Associação Cabo-verdiana de Deficientes (ACD) promoveu, esta quinta-feira, 28, no Centro de Reabilitação de Deficientes, em Achada de São Filipe, na Cidade da Praia, uma formação sobre confecção de velas, sabonetes e sais de banho. O evento, que é ministrada pela ACD/Lumiarte, Velas de Cabo Verde, terá a duração de quatro meses - todas as Terças e Quintas-Feiras. Tem como público-alvo dezoito formandos, na sua maioria mulheres com deficiência ou que tenham pcd a seu cuidado.

Cidade da Praia: ACD promove formação sobre confeção de velas

Preocupada com a existência de um número satisfatório de mulheres chefes de família com poucas oportunidades de ingressar no mercado de trabalho e sem ocupação em atividades geradoras de rendimento, sobretudo na Cidade da Praia, a ACD entende que será um projeto “importante” para o combate e a redução do desemprego no País.

Recorde-se que a Lumiarte, Velas de Cabo Verde foi criada em Maio de 2003, a partir da recomendação da Convenção sobre os Direitos das pcd que chama a atenção para o facto de as mulheres com deficiência são susceptíveis a múltiplas formas de discriminação, mais especificamente o Artigo 6°. Assim, a Direcção da Associação Cabo-verdiana de Deficientes entendeu criar uma pequena unidade fabril de velas, que era chamada de “Unidade de Velas”, a que mais tarde veio a ser denominado de Lumiarte Velas de Cabo Verde”.

Segundo a ADC, atualmente cinco mulheres laboram nessa unidade fabril que, além de velas, tem produzido também sabonetes de glicerina.

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project