ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Praia: Festas de Reveillon canceladas devido à pandemia da Covid-19 26 Dezembro 2020

A tradicional festa de Réveillon na capital cabo-verdiana, que reúne todos os anos, centenas de pessoas nas ruas, sobretudo na Rua Pedonal do Plateau, está cancelada nesta virada do ano de 2020 para 2021. Tudo por causa das restrições,, proibições e outras medidas impostas pelo Governo e pelas autoridades sanitárias, que justificam a prevenção e proteção contra a Covid-19 que assola o País e o mundo, em geral.

Cidade da Praia: Festas de Reveillon canceladas devido à pandemia da Covid-19

A época festiva do final do ano que se avizinha não vai ser como habitualmente se comemora na Cidade da Praia, porque ainda o País se encontra sob o efeito da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com as medidas anunciadas pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, as pessoas deverão cumprir as medidas e restrições impostas pelo Governo e pelas autoridades sanitárias. São, assim, proíbidas as festas públicas ou em espaços públicos, normalmente destinadas às festividades de Natal e de passagem de ano.

Aliás, recomenda-se que os convívios nas residências particulares devam acontecer num contexto intrafamiliar, preferencialmente entre coabitantes e até um máximo de 15 pessoas, de modo a minimizar os riscos de propagação do contágio.

Em entrevista concedida ao aswemanaonline, a Vereadora da Cultura, Chissana Magalhães adiantou que durante esta quadra festiva, ficam proibidas as festas públicas, com a exceção de pequenos eventos promovidos pela Câmara Municipal da Praia ou outras entidades privadas, nomeadamente atuação da Banda Musical Municipal, Exposição de produtos artesanais, Anjos da Noite, Almoço de Cionfraternização com jovens do Bairro de Castelão, entre outros.

Chissana Magalães, que assume também a pasta do Ambiente e Saneamento, garante que não é apenas a versão presencial que foi cancelada no município, mas sim todas as festividades públicas que aglomerem pessoas. A festa da virada do ano, que acontece todos os anos, na praia de Kuebra Kanela com fogos de artícios e que reúne milhares de pessoas foi também integralmente cancelada, segundo esta vereadora.

Contudo, os bares, restaurantes e comércio geral poderão funcionar de acordo com as restrições impostas pelas autoridades sanitárias nesta Quadra Festiva. Aliás, como mandam as tradições de Natal e do fim do ano, nestes dias as ruas e lojas da cidade da Praia estão movimentadas por várias pessoas que fazem as compras para esta época festiva. Confome apurou este jornal, a maior azáfama verifica-se sobretudo na avenida principal Amílcar Cabral, onde concentra grande parte dos comerciantes, alguns minirmercados e vendedores ambulantes. Entretanto, a dinâmica económica é visível um pouco por toda a cidade, mas muitos se queixam de fraca circulação de pessoas.

Já a prática de atividades de cariz religioso e de culto mantém basicamente as regras sanitárias já conhecidas: distanciamento, higienização, uso de máscaras, desinfectação de mãos, redução da lotação, bem como a adoção de procedimentos de medição da temperatura corporal. Vai ser assim esta virada atipica da passagem do ano de 2020 para 2021, em tempos de Covid-19.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project