BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Praia: Livraria Pedro Cardoso lança livro “O ilhéu de Cabo Verde” 27 Novembro 2019

Em parceria com a Comissão para as comemorações dos 40 anos do ESPC-Pólo II-SV, o CEPCEP da Universidade Católica Portuguesa e a Coordenação, a Livraria Pedro Cardoso procede ao lançamento “O Ilhéu de Cabo Verde”, esta quinta-feira, 28, no Centro Cultural Português, na Cidade da Praia. A apresentação vai estar a cargo da Docente Universitária, Maria Miguel Estrela.

Cidade da Praia: Livraria Pedro Cardoso lança livro “O ilhéu de Cabo Verde”

Conforme a coordenação, “O Ilhéu de Cabo Verde” é uma obra em que participam 33 autores cabo-verdianos, e que se estrutura em quatro capítulos, designadamente Condição do ilhéu Cabo-verdiano: definição; Condição do ilhéu Cabo-verdiano: evocações; Condição do ilhéu Cabo-verdiano: perfil global; e Condição do ilhéu Cabo-verdiano: especificidades.

Recorde-se que o CEPCEP publicou em 2017 uma obra coletiva denominada “A Condição de Ilhéu”, dirigida pelos Professores Roberto Carneiro, Artur Teodoro de Matos e Onésimo Teotónio Almeida. Nesta obra, com cerca de 700 páginas, participam 63 autores, sendo que 39 escreveram sobre os Açores, 11 sobre Cabo Verde, 10 sobre a Madeira e 03 sobre São Tomé e Príncipe, todos com incidência geográfica.

Pretendeu-se com esta publicação perscrutar a alma do ilhéu nos vários domínios em que pode ser analisada vários aspetos ligados à literatura, psicologia, arte, cultura, música, filosofia, etnografia, entre outros. “Foi um projeto pensado durante vários anos e, finalmente, realizado em cerca de ano e meio”.

No seguimento desta obra, este projeto pretende editar um livro dedicado a cada um dos arquipélagos, onde constem os textos publicados na obra-mãe a que se juntam artigos inéditos. Esta ideia surge do fato de muitos autores terem manifestado interesse em ter participado na obra “A Condição de Ilhéu”, mas por motivos vários não tiveram possibilidade de o fazer.

Ainda de acordo com a nossa fonte, as obras por arquipélago concentram e expandem a reflexão sobre cada condição de ilhéu, em particular. É neste contexto que surge a “O Ilhéu de Cabo Verde”. CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project