BREVES NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Praia acolhe 9ª Edição da Marcha “kabral Unifikador di Povu” 16 Janeiro 2021

A Capital de Cabo Verde acolhe no dia 20 de Janeiro a 9ª Edição de “Marcha Kabral Unifikador di Povu”. Tratando-se de uma iniciativa do “Movimento Korenti di Ativista Rizistensia i Liberdadi”, que desde 2013 celebra o dia dos Heróis Nacionais, com uma marcha cultural. Tudo com o objetivo de manter vivo na memória da juventude cabo-verdiana o enorme sacríficio realizado pelo fundador da nacionalidade cabo-verdiana e seus companheiros, na luta pela independência de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de toda a África.

Cidade da Praia acolhe 9ª Edição da Marcha “kabral Unifikador di Povu”

“Nesse dia, não só celebramos os nossos ancestrais tombados na luta pela total independência do povo africano, como também, aproveitamos para refletir sobre os novos desafios à luta contínua do nosso povo pelo direito supremo à dignidade, à justiça e ao bem-estar”, salienta a organização em comunicado remetido a este jornal.

Ainda de acordo com a mesma fonte, este ano o lema da "Marxa" será “Pensa ku bu kabesa”. Lema este que o Movimento Korenti di Ativista Rizistensia i Liberdadi considera importante para os africanos que tiveram a “ousadia” de alienação do imperalismo, ,tomando assim decisões baseadas em análises concretas de realidades e “pensar com as suas próprias cabeças, assim como Amilcar Cabral o dissera”.

Para o ano 2021, a organização prevê a participação da comunidade Rabeladu de Spinhu Branku, Batukadera di Txada Grandi Frenti, Grupu Afro Abel Djassi, Tabanka Grandi, Batukada de Txada Grandi, Grupo Abadá Capoeira,Afuraka, entre outros.

Conforme o itinerário traçado, a marcha terá como ponto de largada a Praça Alexandre Albuquerque, passando pela Avenida Amílcar Cabral, semáforo da Fazenda, rotunda da Nova Apostólica, Sucupira e termina no Memorial Amílcar Cabral.

No Programa desta 9ª Edição constam ainda momento de silêncio em homenagem a Amílcar Cabral e todos os heróis nacionais, atuação das batukadeiras da comunidade Rabeladu de Spinhu Branku, Roda de Conversa "Pensa ku bu kabesa", Roda de Capoeira, entre outras atividades.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project