SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cidade da Praia acolhe Missão Internacional de Cooperação Projecto GOBAB e SIMPLIMAC 20 Junho 2018

Arranca esta quarta-feira, 20, de no Hotel VIP, Cidade da Praia, a Missão Internacional de Cooperação do Projecto GOBAB (Governo Aberto) e do SIMPLIMAC (Simplificação e Modernização da Administração Pública) do Programa Interreg MAC, 2014-2020. O acto de abertura será presidido pela secretária de Estado de Modernização Administrativa, Edna Oliveira, e pela Directora geral de Transparência e Participação cidadã do governo das Canárias, Ascensión Toledo Hernandez. Estarão presentes no encontro vários representantes de Cabo Verde, Canárias, Madeira e Senegal para debater questões ligadas à governação e administração públicas, nomeadamente “Governo Aberto”, “Dados Abertos”, “Transparência, Avaliação de Políticas Pública”, “Simplificação e Modernização da Administração Pública”.

Cidade da Praia acolhe Missão Internacional de Cooperação Projecto GOBAB e SIMPLIMAC

Em comunicado, a organização do evento anuncia que SIMPLIMAC e GOBAB são dois dos 56 projectos aprovados na primeira conferência MAC 2014-2020. Trata-se de uma iniciativa das regiões ultra-periféricas das Canárias, Açores e Madeira, o Reino da Espanha e a República Portuguesa, aprovado e financiado pela Comissão Europeia.

Destaca como principais propósitos a serem alcançados com os projectos, o empoderamento do governo aberto, através da cooperação; a inovação tecnológica em serviços públicos para avançar em direcção a uma Administração Pública inovadora, tecnológica e aberta e a melhoria da transparência da informação, a colaboração e participação cidadã na Administração Pública, bem como a meta de simplificar e modernizar da Administração Pública.

De ressaltar ainda que o Programa INTERREG MAC 2014-2020 integrou inicialmente os arquipélagos da Madeira, Açores, Canárias e com intenção de alargá-lo a Cabo Verde, Senegal e Mauritânia. Estes países aceitaram fazer parte do espaço de cooperação MAC neste período 2014-2020, tendo em vista, a ampliação do espaço natural de influência socioeconómica e cultural e as possibilidades de cooperação entre as ilhas da Macaronésia e os Países Terceiros, geograficamente próximos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade
Cap-vert
Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project