REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cientistas convictos de que "a China esconde os números reais" e mostra "a ponta dum imenso icebergue" 09 Fevereiro 2020

Os cientistas que defendem a teoria de que os números do noCov-novo coronavírus são "apenas a ponta dum imenso icebergue” começam a ser ouvidos nos ’media’ de referência e as suas teorias estão a ser acompanhadas de notícias sobre óbitos por coronavírus que são registados como causados por “pneumonia”.

Cientistas convictos de que

"Nos óbitos, a China está a alterar a causa mortis (causa da morte), daí os números que na realidade são 50, cem vezes mais altos", dizem cientistas dos EUA e Reino Unido.

Entre as notícias sobre casos de óbitos por coronavírus que são alterados no registo como “pneumonia”, está a do Wall Street Journal desta sexta-feira, 7, que traz o relato da sobrinha dum “instrutor de fitness de 53 anos". O senhor morreu na quarta-feira, 5, num hospital de Wuhan onde dera entrada uma semana antes e foi "diagnosticado com um vírus incurável".

A família, que esperava ver estampada na certidão de óbito a doença diagnosticada, surpreendeu-se com a causa mortis: “pneumonia severa”.

Prossegue o mesmo jornal que há registos de mais dois óbitos por coronavírus em hospitais diferentes de Wuhan, em que a causa mortis registada foi “pneumonia viral”.

A única explicação que as famílias dos falecidos encontram para o hospital ter omitido a morte por coronavírus é "para evitar o pânico".

Fontes: Referidas. Foto (Weibo): O médico oftalmologista Li Wenliang, de 34 anos, também morreu contaminado pelo vírus no hospital onde trabalhava. Dos primeiros a identificar o novo coronavírus em dezembro divulgou-o num grupo de chat, entre colegas. Foi repreendido e obrigado a retractar-se. O anúncio nas redes sociais na quinta-feira, 6, de que morrera gerou uma onda de críticas ao governo. A direção do Hospital Central de Wuhan desmentiu à meia-noite a notícia que corria o mundo e informou que Li estava vivo, ligado ao respiradouro. Horas depois, veio a confirmação oficial da sua morte às quatro horas da manhã desta sexta-feira, 7.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project