LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Cinco brasileiros entre detidos em Espanha em barco com 1.500 quilos de cocaína 12 Maio 2023

Seis tripulantes, dos quais cinco brasileiros, de um barco de pesca que transportava mais de 1.500 quilos de cocaína foram detidos numa operação realizada junto às Ilhas Canárias, Espanha, anunciaram hoje as autoridades.

Cinco brasileiros entre detidos em Espanha em barco com 1.500 quilos de cocaína

A operação conjunta do Serviço de Vigilância Aduaneira, da Guarda Civil e da Polícia Nacional levou à interceção do barco de pesca "Efesios 5-20" - de 25 metros de comprimento e bandeira brasileira - quando este se encontrava a cerca de 280 quilómetros das Ilhas Canárias e, no seu interior, foram encontrados mais de 1.500 quilos de cocaína em 60 fardos escondidos num compartimento construído na casa das máquinas, divulgou hoje o Ministério do Interior.

O barco de pesca foi abordado na quinta-feira pelo navio-patrulha de vigilância aduaneira Cóndor, tendo a operação sido efetuada num contexto de condições meteorológicas "adversas", devido a uma tempestade de força 7 e ventos fortes.

Os detidos são cinco cidadãos brasileiros, incluindo o comandante, e um venezuelano, e a operação, que resulta da colaboração internacional através do Centro de Análise contra o Tráfico Marítimo de Drogas no Atlântico (MAOC), foi coordenada pelo Centro de Informações sobre Terrorismo e Crime Organizado (CITCO).

Além das condições meteorológicas, houve ainda a dificuldade acrescida de navegar de volta ao porto com um barco de pesca em mau estado, com uma fuga de água na zona do motor, e cujos motores pararam a meio da noite, detalha o comunicado de imprensa do Ministério do Interior.

A operação culminou hoje com a chegada da embarcação ao porto de Las Palmas de Gran Canaria para o descarregamento da droga e a apresentação à justiça dos detidos pela Vigilância Aduaneira, Polícia Nacional e Guarda Civil.

Esta operação é mais uma na luta contra o tráfico de droga na chamada "rota atlântica da cocaína", conhecida por ser utilizada por barcos de pesca da América do Sul, que transbordam as substâncias estupefacientes no meio do Atlântico para a sua posterior introdução no continente europeu.

O facto de o pequeno barco de pesca se encontrar tão perto da costa espanhola chamou a atenção dos investigadores, uma vez que os transbordos se realizam normalmente a uma distância maior.

Este é o quinto grande carregamento de cocaína que as forças de segurança espanholas capturam este ano nas águas atlânticas em torno das Ilhas Canárias.

Contando com a carga do Efesios5-20, o balanço da cocaína apreendida nestas operações ascende a 14,1 toneladas, com um total de 57 detenções.
A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project