ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guerra Rússia/Ucrânia:Circulação já foi restabelecida. As imagens da destruição da ponte que liga a Rússia à Crimeia 08 Outubro 2022

Imagens divulgadas pela Associated Press mostram as longas filas de carros à espera do ferry que liga a Crimeia à Rússia através da ponte Kerch, depois de o trânsito ter sido suspenso.

Guerra Rússia/Ucrânia:Circulação já foi restabelecida. As imagens da destruição da ponte que liga a Rússia à Crimeia

A ponte que liga a Rússia à península da Crimeia ficou parcialmente destruída após uma forte explosão que deflagrou na madrugada deste sábado e que danificou a infraestrutura, considerada uma artéria fundamental para o esforço de guerra do Kremlin no sul da Ucrânia, revela a CNN Portugal.

De acordo com as autoridades russas, a explosão terá sido causada por um camião que explodiu, resultando na morte de, pelo menos, três pessoas, que seguiam num carro que estava perto do camião que explodiu.

A Ucrânia ainda não assumiu oficialmente a responsabilidade por esta explosão. Ainda assim, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Estónia, Urmas Reinsaulo, congratulou publicamente as autoridades ucranianas, que, nas suas palavras, "provavelmente estão por trás desta operação".

Entretanto, o líder parlamentar do partido do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, deu a entender que esta explosão "foi uma consequência da tomada da Crimeia por Moscovo e das tentativas de integrar a península da Rússia".

A construção ilegal russa está a começar a desmoronar e a pegar fogo. A razão é simples: se se construir algo explosivo, mais cedo ou mais tarde isso vai explodir”, escreveu David Arakhamia, líder do partido Servo do Povo, no Telegram.

Segundo a mesma fonte, além de ser fundamental para a Rússia, sobretudo neste período de guerra com a Ucrânia, esta é também uma ponte importante para a Crimeia, uma península ucraniana anexada em 2014 por Moscovo, tendo sido construída em 2018 pelo próprio presidente Vladimir Putin.

Esta tarde, o Ministério dos Transportes da Rússia anunciou que o tráfego rodoviário já foi retomado de forma limitada: para já, os veículos só poderão circular entre a Crimeia e a península russa de Taman, nas faixas de rodagem que permaneceram intactas, alternando direções. Também o tráfego ferroviário, cuja retoma estava agendada para as 20:00 (hora local, mais duas horas em Lisboa) deste sábado, já foi restabelecido, avança a AFP citada pela CNN Portugal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project