NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Circum-navegação: 1ª passou há 500 anos pela Cidade da Ribeira Grande 10 Abril 2022

A cidade da Ribeira Grande recebeu em 1522 a nau Victoria com dezoito sobreviventes da "grande navegação de Magalhães", celebrado pela primeira circum-navegação da Terra.

Circum-navegação: 1ª passou há 500 anos pela Cidade da Ribeira Grande

O empreendedor Ferdinandus Magellanus ( na gravura) porém morreu sem completar a missão e foi o espanhol Juan Sebastián de Elcano que concluiu a ousada empresa.

Quase 500 anos depois, "causou desconforto entre alguma opinião espanhola" a tentativa de Portugal que desde 2016 tem inscrita na lista de Património Unesco a grande navegação.

Como regista no início de 2019 o periódico ABC, há quem em Espanha considere que Portugal tenta "falsear a História" ao tentar reclamar louros de uma viagem que alegam "se fez não graças a Portugal, mas apesar de Portugal".

Os factos são que o navegador Ferdinandus Magellanus (nome com versões em português e espanhol) após vinte anos de carreira militar — com uma apreciável bagagem cultural-científico-tecnológica adquirida graças ao pioneirismo português na navegação do caminho da Índia — passou em 1519 ao serviço de Espanha, melindrado pela recusa do rei português à sua proposta de circum-navegação.

Em setembro desse ano Fernão de Magalhães sai de Sanlúcar de Barrameda a comandar uma frota de cinco navios. Os principais comandantes dos buques --- o nome espanhol para as naus de grande costado — eram portugueses e o número de tripulantes portugueses igualavam o de espanhóis.

A ilha de Santiago entrou na rota desta primeira circum-navegação da Terra. Pelo caminho, ficou Fernão de Magalhães (na gravura) morto na ilha de Mactan a 27.4.1521. Pagou com a vida a temerária aventura que pretendia punir o rei da ilha no arquipélago San Lázare (nome futuro: Filipinas) que recusou pagar tributo ao invasor português.

Morto Magalhães, o comando passou sucessivamente aos dois principais navegadores portugueses. De modo quase incrível, os dois morreram na temerária tentativa de vingar a morte de Magalhães.

Fontes históricas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project