ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Classe docente descontente: SINDEP anuncia greve-geral com manifestação e luto nacional 13 Fevereiro 2022

O desafio está lançado. O Sindicado Nacional dos Professores (SINDEP) anuncia grave-geral e manifestação para 23 de Março e luto nacional no dia 23 de abril. A informação é avançada pelo líder Jorge Cardoso, que inicia esta segunda-feira uma visita de trabalho a São Vicente e Santo Antão para auscultar e preparar a classe docente para a referida jornada de luta sindical em todas as ilhas de Cabo Verde.

Classe docente descontente: SINDEP anuncia greve-geral com manifestação e luto nacional

Jorge Cardoso assevera a este jornal que no dia 23 de Março haverá greve geral e manifestação dos professores dos diferentes níveis de ensino em todas as ilhas de Cabo Verde. Já no dia 23 de Abril, dia do professor, acontece luto nacional – todos os professores vão se apresentar de preto como sinal de protesto, reivindicando os seus direitos.

Estas jornadas sindicais surgem depois das quatro manifestações realizadas pelo SINDEP no dia 2 de Fevereiro último, sendo uma na Praia, outra em São Vicente e duas em Santo Antão (Porto Novo e Ribeira Grande/Paul), reivindicado o bloqueio na carreira por parte do Governo de Ulisses Correia e Silva. Esta jornada sindical contou com a aderência de mais de 1200 professores.

Entretanto, o líder do SINDEP chega esta segunda-feira a São Vicente para realizar encontros com a estrutura regional e professores, visando a preparação da manifestação e greve-geral no dia 23 de março e o luto nacional por ocasião do dia dos professores – 23 de abril. De seguida, Jorge Cardoso deslocará a Santo Antão com o mesmo objetivo. O dirigente sindical deve, logo depois, seguir também rumo às ilhas de Sal, São Nicolau, Boa Vista e demais ilhas de Cabo Verde para preparar os professores para essas manifestações de protestos que se avizinham.

Segundo o presidente do SINDEP, em causa estão as várias reivindicações pendentes dos professores, muitos das quais desde 2016, com destaque para o reajuste salarial, o desbloqueamento das promoções/reclassificações na carreira, o pagamento da não redução da carga horária, entre outros aspectos.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project