INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Colômbia: Detido por abuso sexual pai de crianças 40 dias desaparecidas na selva 12 Agosto 2023

O pai de duas das crianças que estiveram 40 dias desaparecidas na selva amazónica na Colômbia foi detido em Bogotá, confirmou a Procuradoria-Geral da República citada pelo El Mundo. Apesar da PGR de Bogotá não ter revelado mais informações sobre o caso, o El Mundo avança que Manuel Ranoque é suspeito de abusos sexuais.

Colômbia: Detido por abuso sexual pai de crianças 40 dias desaparecidas na selva

Depois das crianças terem sido resgatadas da selva, o avô materno denunciou que duas netas e a filha, Magdalena Mucuty, que morreu no acidente, eram vítimas de violência doméstica. Manuel Miller Ranoque, que é pai apenas de Tien e Cristian (os dois mais novos, de cinco anos e 12 meses), chegou mesmo a tentar abusar de Lesley, a mais velha dos irmãos.

O jornal colombiano Notícias Caracol avança ainda que a ordem de detenção foi decretada pelo Ministério Público de Florencia, Caquetá, por crimes de "ato sexual abusivo com um menor de 14 anos em concurso heterogéneo e acesso carnal abusivo com um menor de 14 anos".

Pouco depois de Ranoque ser levado pelas autoridades, a avó das crianças reagiu à detenção.
40 dias de busca

As quatro crianças sobreviveram ao acidente do avião Cessna com sete pessoas a bordo. A aeronave tinha descolado de Araracuara rumo a San José del Guaviare, mas não chegou ao destino. A entidade aeronáutica recebeu um ’Mayday’ — palavra codificada pela qual as aeronaves em perigo pedem socorro.

As equipas de socorro incluindo força aérea, bombeiros e exército encontraram a aeronave caída (foto) na densa floresta amazónica colombiana e recuperaram os corpos de Magdalena Ranoque Mucutuy, a mãe das crianças, e dos dois outros mortos no acidente.

A longa busca pelas crianças na província de Guaviare, na Amazónia colombiana, foi sendo animada pelos sinais que iam encontrando — desde objetos como fitas de cabelo, bandelete, biberão, tesoura, até restos de frutos, ramagens suspensas por paus a servir de abrigo — indicativos de que as crianças estavam vivas.

’Operação Esperança

Sem rastos das crianças, a conclusão cheia de esperança foi que — ao contrário dos três adultos que não resistiram ao impacto da queda — as crianças sobreviveram.

A Colômbia e com esse país o mundo acompanharam, por mais de um mês, a ’Operação Esperança’ de busca de Leslei Jacobombaire Mucutuy, de 13 anos, Soleiny Jacobombaire Mucutuy, de 9 anos; Tien Noriel Ranoque Mucutuy, de 4 anos, e Cristin Neriman Ranoque Mucutuy , de onze meses.

Avó gravou mensagem

Um helicóptero esteve a percorrer a vastidão da selva a difundir a mensagem da avó que, em espanhol e huitoto, pedia: "Leslei, é a tua avózinha Fátima. Por favor fica parada, fiquem onde estão. Todos estão à vossa procura. Fiquem no mesmo sítio".

Fontes: El Mundo.es/La Patilla.com/Globo/BBC. Relacionado: Colômbia-4 crianças resgatadas da selva: Avó, avô e pai disputam custódia com alegações de VBG e abuso sexual, 14.jun.023; Colômbia: PR retracta-se sobre "4 crianças sãs e salvas" após acidente de avião — Avó pede-lhes que fiquem paradas à espera de ajuda, 20.mai.023. Fotos: As crianças sobreviventes na foto do exército colombiano. A longa busca explicar-se-á pelo medo das crianças de serem encontradas por Manuel Ranoque suspeito de VBG e tentativa de abuso sexual.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project