«Com 114 mil pessoas a viveram na extrema pobreza, Cabo Verde tem cerca de 1300 viaturas do Estado e gasta 400 milhões de escudos em combustível para as referidas viaturas, anualmente», criticou o parlamentar ventoinha.
Diante desta realidade, Dias defende a redução para metade desses gastos públicos. «Precisamos reduzir esses gastos para metade, reduzir a pobreza e a desigualdade social em Cabo Verde», propõe.
Desde que a sua candidatura ao cargo de vice-presidente da Assembleia Nacional foi chumbada com votos da sua própria bancada, Orlando Dias havia avisado que haveria consequências políticas para a maioria no poder e tem sido crítico em relação a políticas públicas do governo de Ulisses Correia e Silva em algumas áreas. Recentemente, admitiu a possibilidade de se candidatar à liderança do MpD na próxima convenção ordinária da organização.
Eleito deputado pelo círculo eleitoral da África, Orlando Dias é um dos vices presidentes do Parlamento da Comunidade de Estados da África Ocidental (CDEAO). Resta esperar pelos novos desenvolvimentos.