REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Comércio Livre: Ractificação do acordo AfCFTA é “oportunidade extraordinária” – PM 07 Fevereiro 2022

O primeiro-ministro congratulou-se este domingo com o facto de Cabo Verde tornar-se no 41º Estado-membro a ratificar o Acordo de Criação da Área de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA), considerando que representa uma “oportunidade extraordinária”.

Comércio Livre: Ractificação do acordo AfCFTA é “oportunidade extraordinária” – PM

“Representa uma oportunidade extraordinária de Cabo Verde estar inserido em espaços económicos dinâmicos que permitam ao país o acesso e a atracção de investimentos e mercados”, escreveu Ulisses Correia e Silva na página do Facebook.

O acordo que estabelece o AfCFTA foi assinado por 54 Estados membros da União Africana (UA), sendo que 41 Estados-membros da UA são também Estados partes no Acordo, em virtude dos seus depósitos dos instrumentos de ratificação do Acordo.

“Pela sua escala e pelo facto de se ver confrontado com custos adicionais que resultam da insularidade e da sua natureza arquipelágica, Cabo Verde precisa de uma atitude proactiva na relação com o mundo”, acrescentou o chefe do Governo.

Para Ulisses Correia e Silva, a relação do país com a economia mundial globalizada deve estar assente numa inserção via produção de bens e serviços transacionáveis nas áreas do turismo, da economia do mar, da economia digital, da indústria e da saúde.

O secretário-geral do secretariado do AfCFTA, Wamkele Mene, expressou o seu agrado e deu as boas-vindas a Cabo Verde por se ter tornado Estado parte.

Ao abrigo do AfCFTA, os países africanos comprometeram-se colectivamente a liberalizar substancialmente todo o comércio através da eliminação de tarifas em 97% das linhas pautais – durante um período de 13 anos a partir do início da implementação. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project