ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Comissão Nacional de Busca e Salvamento precisa olhar mais para dentro e melhorar coordenação – presidente 08 Janeiro 2023

O presidente da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento (CNCSAR) admitiu esta quinta-feira, no Mindelo, que a instituição que dirige precisa de olhar mais para dentro e melhorar coordenação, procedimentos e agir na sensibilização.

Comissão Nacional de Busca e Salvamento precisa olhar mais para dentro e melhorar coordenação – presidente

Domingos Correia falava à Inforpress à margem da II reunião ordinária da comissão realizada hoje, no Mindelo, com a participação de diferentes entidades que intervém no processo de busca e salvamento.

Segundo a mesma fonte, o factor humano tem sido uma das “principais falhas” constatadas, não somente no sentido de vítimas de acidentes marítimos, mas, também da prestação de serviço dos operadores.

“Chegamos à conclusão que precisamos de olhar um pouco mais para dentro da própria organização, dos seus membros, melhorar a nossa coordenação e comunicação, melhorar os procedimentos e fazer uma sensibilização geral a nível nacional”, asseverou o tenente-coronel.

Domingos Correia também apontou as causas humanas como um dos maiores influenciadores para o número de 60 casos de acidentes registados em 2022 nas águas cabo-verdianas, e maioritariamente relacionados com embarcações de boca aberta, e dos quais foram conseguidos 34 casos de sucesso.

Esta será uma das questões, asseverou, a ser analisada na reunião do Mindelo, que, conforme a mesma fonte, pretende fazer uma “análise mais profunda” da comissão.

“Saber de onde viemos, o caminho que já percorremos, onde é que estamos e o que é que falta para atingirmos o objectivo e saber aonde é que queremos chegar”, advogou.

A CNCSAR, conforme o regimento, reúne-se duas vezes ao ano e no encontro de hoje, no Mindelo, deverá ser debatido o plano de actividades para 2023, que inclui, entre outros pontos, a realização de um exercício simulatório, que, conforme Domingos Correia, tem por objectivo aprimorar os conhecimentos, e de certa forma, divulgar e sensibilizar a população para a questão que envolve vidas humanas.

A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project