Trata-se de um projecto idealizado no âmbito da preparação para os Jogos Olímpicos de Paris’2024, no qual, durante vários meses, os colaboradores e participantes serão responsáveis pela organização de actividades de promoção do olimpismo, sob a responsabilidade e supervisão do COC.
De acordo com o COC, este programa terá início com um “workshop”, que irá decorrer de 27 de Novembro a 02 de Dezembro, na Cidade da Praia, onde os jovens serão capacitados em diferentes temáticas voltadas ao olimpismo e de gestão para criação de eventos e projectos nas suas ilhas.
Para este workshop serão seleccionados pela organização três jovens de cada ilha, para além dos de Santiago (dividido em Santiago Norte e Sul), dinâmicos e envolvidos na sua comunidade que após a sessão serão nomeados Embaixadores Olímpicos.
Os interessados nesta candidatura devem ter mais de 18 anos, residir no território nacional de Cabo Verde, sendo que os candidatos entre 20 a 40 anos serão privilegiados, assim como os pretendentes com perfil desportivo (estudos, experiências profissionais, associativismo), com um forte envolvimento comunitário, desportivo, cultural e educacional.
As candidaturas lançadas hoje para o programa Kriolimpismo – Jovens Embaixadores Olímpicos estão abertas até o dia 20 de outubro de 2023.
A Semana com Inforpress