MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Como seria uma 3ª guerra mundial? 24 Janeiro 2021

Os últimos três-quartos de século da história da humanidade, neste pós-Segunda Guerra foram assombrados pela perspetiva da Terceira Guerra, nuclear, que atiraria os raros sobreviventes para a idade da pedra.

Como seria uma 3ª guerra mundial?

Em 1918, como documenta esta foto a preocupação era outra: terminada a Grande Guerra, a hora era de homenagem aos que nela combateram.

É certo que "homenagem" tem na base o "homem". Mas isso não impediu que nesse 1918 de boa memória, em que terminou a pior carnificina de que há memória, o reonhecimento pela paz recuperada se estendesse aos muares, asininos e equinos.

O ’cavalo’ simboliza o reconhecimento de que seis milhões de cavalos, jumentos e burros morreram nessa guerra em que as novas tecnologias não dispensavam o recurso aos animais que durante milénios foram instrumentais para o homem na paz e na guerra.

A Grande Guerra horrorizou o mundo e os líderes mundiais prometeram tudo fazer para não se repetir. Porém repetiu-se, ainda mais cruel. E com as novas tecnologias a sofisticarem-se, a sombra agourenta duma nova grande guerra, a derradeira, nunca mais nos abandonou.

Como seria uma 3ª guerra mundial? Oxalá nunca se saiba.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project