LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Concluída terceira interligação Guangdong-Macau para aumentar estabilidade do consumo de eletricidade 25 Novembro 2022

A instalação da terceira interligação Guangdong-Macau, lançada em 2018 para aumentar a estabilidade do consumo de energia elétrica na cidade, foi hoje concluída, anunciou a Companhia de Electricidade de Macau (CEM).

Concluída terceira interligação Guangdong-Macau para aumentar estabilidade do consumo de eletricidade

A terceira interligação, que vai permitir aumentar a capacidade de transporte de energia para 1,7 milhões de quiloWats (kW), é um projeto chave no âmbito do Acordo Quadro de Cooperação entre Guangdong e Macau, e também uma importante infraestrutura de ligação na Zona da Grande Baía Guangdong-Hong Kong-Macau, indicou a CEM, em comunicado.

A infraestrutura é composta pela subestação Pac On de 220 quiloVolt (kV) em Macau, pela subestação Yandun de 220kV em Zhuhai, cidade chinesa adjacente ao território, e pela linha de cabos submarinos de cerca de 10,3 quilómetros (km) entre as duas subestações, num investimento total de cerca de 1,4 mil milhões de patacas (167 milhões de euros).

A CEM foi responsável pela construção da subestação Pac On e da linha de cabos de 4,5 km do lado de Macau, enquanto a China Southern Power Grid (CSG) de Cantão teve a seu cargo a construção da subestação Yandun e da linha de cabos de 5,8 km do lado de Zhuhai.

A rede de fornecimento de energia entre Guangdong e Macau foi estabelecida pela primeira vez em 1984, com a primeira e a segunda interligações a serem construídas em 2008 e 2012, respetivamente.

A Semana com Lusa

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project