NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Concurso ‘Lossguia’ selecciona 14 projectos dos 28 submetidos 28 Setembro 2020

O director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD) informou hoje, em Mindelo, que já foram seleccionados 14 projectos, dos 28 submetidos ao concurso de design ‘Lossguia, Mar na criaçãoˈ para a Urdi 2020.

Concurso ‘Lossguia’ selecciona 14 projectos dos 28 submetidos

Segundo Irlando Ferreira, o concurso foi “muito bem-sucedido” e a participação do sector criativo foi “bastante considerável” porque tiveram 28 candidaturas dos sectores das artes plásticas, arquitectura, artesanato e design.

“O máximo de peças que podem ser seleccionadas são 15 e tivemos oportunidade de seleccionar 14. Isso quer dizer que o concurso teve uma excelente qualidade, o que nos permitiu chegar a 14 peças e mais do que seleccionar as peças é criar a conexão dos diferentes criativos e as possibilidades”, explicou Irlando Ferreira.

A mesma fonte disse que, a nível nacional, tiveram participações de Santiago, da Boa Vista e de São Vicente, e da diáspora receberam projectos de Portugal, Suíça e Holanda.

As inscrições para a feira Urdi acontecem até o dia 30 de Setembro. Este ano, os municípios convidados são Porto Novo, de Santo Antão, e São Miguel, de Santiago.

Como parte da feira terá também a oficina ‘Urdi Júnior’ que vai lançar um desafio aos estudantes para produzir obras de arte.

Terá também a residência criativa “Fonténha”, inspirado na estética literária de Luís Romano, que vai acontecer na zona de Fontaínhas, em Santo Antão, de 16 a 23 de Outubro, em que sete artistas estarão nessa localidade para se inspirar e criar.

O resultado dessa residência será exposto no Salão Created In Cabo Verde, que terá também as peças seleccionadas do concurso de design ‘Lossguia, Mar na criaçãoˈ e a exposição João Fortes em homenagem ao artista que faleceu recentemente.

As ‘grandes conversas’ acontecerão em “formato mix” com os participantes internacionais online e os nacionais presencial, com as medidas de segurança sanitária.

Aos artesãos com melhores peças, avaliados pelo júri, serão atribuídos o prémio Joy Soares. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project