POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Congresso/PAICV: Lista dos novos órgãos vai refletir um conjunto de equilíbrios – presidente 09 Abril 2022

O presidente PAICV disse hoje que a lista que irá apresentar para eleição dos órgãos, comissões e grupos de trabalho do XVII congresso do partido, que arrancou hoje na cidade da Praia, vai reflectir um conjunto de equilíbrios.

Congresso/PAICV: Lista dos novos órgãos vai refletir um conjunto de equilíbrios – presidente

“Amanhã estarei a apresentar a lista e a lista vai refletir um conjunto de equilíbrios que vamos fazer”, disse o líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV-oposição), Rui Semedo, em declarações à imprensa, momentos após de discursar na sessão de abertura do referido congresso.

Ainda nas suas declarações, Semedo realçou que um partido como o PAICV tem como “alicerce fundamental a sua base”, onde há a maioria e o grosso dos seus militantes, por isso lança o apelo no sentido de uma “militância activa, participativa e muito presente” para que aquela força política possa ter também acções políticas com visibilidade a nível local e a capacidade de uma maior mobilização a nível local.

“E esta mobilização acontece através das estruturas e dos militantes. É claro que o partido é um conjunto harmonioso, tem um conjunto de estruturas de base, intermédias, regionais e nacionais. É na articulação de todas essas estruturas que estaremos a desenvolver actividades fundamentais, porque desenvolvendo esta articulação, estamos a permitir um maior enquadramento dos militantes, mas estamos a permitir também maiores e melhores condições de participação de todos os militantes”, acrescentou.

Rui Semedo disse igualmente que o “grande desafio” de todos os partidos, que “o PAICV não foge à regra”, é conseguir mobilizar todos os seus militantes e aproveitar todas as energias e capacidades.

“Fazendo isso, o partido torna-se sempre mais forte e melhor preparado para cumprir a sua missão de estar à altura de desempenhar as funções principais de transformação social, política e económica”, afirmou.

Este sábado, disse, haverá um debate de um conjunto de questões, para além da apresentação da moção.

“Para além da moção estratégica há moção de delegações estrangeiras e há participação nos debates de relatórios. Será o dia de maior participação do nosso congresso”, frisou.

O XVII congresso do PAICV vem na sequência da eleição do novo presidente do partido, que ocorreu em Dezembro passado e tem como finalidade eleger os demais órgãos, nomeadamente, o Conselho Nacional e, portanto, a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização.

Conselho Nacional que for eleito, por sua vez, vai eleger uma nova comissão política e um novo secretariado geral. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project