POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Congresso da JPAI: Líder Fidel de Pina anuncia recandidatura ao cargo com foco na nova forma de fazer política em Cabo Verde 24 Mar�o 2022

O líder da JAI anunciou, hoje, a sua recandidatura ao cargo no congresso da organização, que antecede o de PAICV, previsto para o próximo mês de abril. Fidel Cardoso de Pina, que é também deputado da Nação pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, fundamenta que, com esta candidatura, quer contribuir para a implementação de uma nova forma de fazer política em Cabo Verde, menos conservadora e sem clientelismos e outros vícios.

Congresso da JPAI: Líder Fidel de Pina anuncia recandidatura ao cargo com foco na nova forma de fazer política em Cabo Verde

«Encaramos esta candidatura como um contributo para implementar uma nova forma de fazer política, menos conservadora, sem clientelismos, sem vícios, que aproxime os jovens do PAICV. Uma nova visão, despida de interesses instalados, aberta à pluralidade de pensamento e ação», defendeu Cardoso de Pina em conferência de imprensa realizada na Praia.

O jovem político diz contar com um amplo apoio dos membros da organização e do sistema PAICV. « A candidatura que lidero conta com uma ampla rede de apoio de camaradas, dirigentes e militantes da JPAI, mas também de dirigentes, ex-dirigentes, militantes e simpatizantes do Sistema PAICV; Colegas deputados nacionais; Presidentes de Câmaras e Assembleias Municipais; Vereadores e deputados municipais e uma larga franja da juventude cabo-verdiana de vários quadrantes da sociedade civil. Um facto que muito nos honra e responsabiliza», destacou.

Romper com o ciclo de desânimo e estagnação

De Pina fez questão de realçar que todos reconhecem as potencialidades população jovem, mas alerta para a necessidade de se romper com o atual ciclo de desânimo e estagnação. « Há muitos anos que sonhamos com o papel que os jovens podem desempenhar no desenvolvimento do nosso arquipélago. Mas, esse momento nunca chega. Existe um ciclo que nós queremos romper. Nos últimos anos os jovens cabo-verdianos têm sido instigados para uma mudança que fica na esquina seguinte e quando lá chegam, por algum motivo, acaba por não se concretizar. O que gera um desânimo e uma descrença generalizada e o desenraizamento dos quadros mais jovens. E, é isso que nós queremos combater, invertendo este ciclo de estagnação e lançando uma candidatura que lute por um Cabo Verde orientado para o século XXI».

Para Fidel Cardoso de Pina, a juventude tambarina tem de estar pronta e à altura dos desafios atuais, quando a população entender que o PAICV deve liderar os destinos de Cabo Verde. «Este é o tempo de mobilizar os cabo-verdianos. Nós concebemos esta candidatura não como um projeto destinado apenas aos militantes, mas sim como um movimento liderado pela JPAI, onde o contributo de todos conta. É por isso que nós estamos preocupados em mostrar que estamos prontos. E essa é uma das mensagens que é importante ficar bastante explícita: a juventude do PAICV vai estar pronta, vai estar à altura, quando a população entender que o partido deve liderar os destinos do nosso país», conclui Cardoso de Pina que quer recandidatar-se a um segundo mandato à frente de JPAI no congresso ordinário de abril deste ano.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project