Num comunicado, a que a Inforpress teve acesso, a Cabo Verde Digital avançou que essas 10 soluções digitais inovadoras, lideradas por jovens cabo-verdianos, para a 10ª edição do programa GoGlobal, terá como palco a maior feira de inovação, tecnologia e empreendedorismo do mundo, a Web Summit Lisboa, a ter lugar de 13 a 16 de Novembro.
Segundo a mesma fonte, de 11 de Agosto a 17 de Setembro, decorreu o período de inscrição em que concorreram 21 startups de base tecnológica, que depois foram submetidas a uma avaliação com base nos critérios de alinhamento estratégico, grau de inovação, potencial de escala e preparo para receber investimento.
Fintech (01), Ambiente e Energias (01), Educação (02), Saúde e Desporto (03), Turismo e Experiências (06) e Serviços (08), foram as áreas de impacto das candidaturas em avaliação, provenientes de quatro ilhas, nomeadamente, as ilhas de Santiago (13), São Vicente (06), Santo Antão (01) e Boa Vista (01).
O documento avançou que foi uma “avaliação rigorosa” ao dossier de cada uma dessas candidaturas, feita pelo corpo de jurados composto pela Cabo Verde Digital, o Tech Park e a Pró Empresa.
Nesta edição do GoGlobal, a Cabo Verde Digital conseguiu viabilizar a participação de uma startup cabo-verdiana na categoria Alpha da Web Summit, neste caso o LESS.
Alpha é uma categoria que permite à startup contemplada juntar-se a uma comunidade global de startups seleccionadas pela equipa do Web Summit, além de garantir a possibilidade de participar em reuniões com investidores, inscrever-se para ‘pitch’, masterclasses, mentor hours e, ainda, ter acesso aos três bilhetes.
O GoGlobal é um programa do Governo, operacionalizado pela Pró-Empresa, através da Cabo Verde Digital, em parceria com diversas entidades do ecossistema tecnológico nacional, que tem por objectivo consolidar e institucionalizar a participação do País nos maiores eventos da tecnologia.
A cada edição, o GoGlobal alimenta a missão de impulsionar a exposição de projectos e startups tecnológicas nacionais no mercado global, oferecendo aos jovens inovadores cabo-verdianos a oportunidade única de networking e interacção com líderes empresariais e investidores de classe mundial, bem como empreendedores de outros países, abrindo portas a possíveis parcerias.
Em 2022, na sua 14ª edição, a Web Summit Lisboa, de 01 a 04 de Novembro, contou com mais de 71 mil participantes, 2.630 ‘startups’ e empresas, 1.120 investidores e 1.040 oradores, vindos de 160 países.
O evento tecnológico, que nasceu em 2010 na Irlanda, passou a realizar-se na zona do Parque das Nações, em Lisboa, em 2016 e vai manter-se na capital portuguesa até 2028.
Entretanto, em Maio deste ano foi realizado o primeiro evento regional da marca Web Summit no Rio de Janeiro, no Brasil, que reuniu mais de 20.000 participantes, 500 investidores e cerca de 750 ‘startups’, e tendo como um dos oradores, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva
Este ano será a quarta vez que Cabo Verde vai estar com um ‘stand’ a representar o País na Web Summit em Lisboa. A Semana com Inforpress