ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Conjuntura económica em Cabo Vede continua a acelerar no 2º trimestre de 2021 11 Agosto 2021

De acotdo com o último relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estatíscas (INE), o ritmo de crescimento económico em Cabo Verde continua a acelerar no segundo trimestre 2021, evoluindo positivamente face ao trimestre homólogo, evidenciando de que o clima de negócios é favorável.

Conjuntura económica em Cabo Vede continua a acelerar no 2º trimestre de 2021

Comércio em Estabelecimentos com tendência ascendente

O indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, situando acima da média da série, a conjuntura no setor é favorável. "No decorrer do segundo trimestre de 2021, os preços de venda demasiado elevados e a insuficiência da procura foram os principais constrangimentos do sector referidos pelos inquiridos", indica o documento.

Turismo melhora desempenho

De acordo com os resultados obtidos no segundo trimestre 2021, constatou-se que o indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, registando o valor mais alto dos últimos quatro trimestres consecutivos, evoluindo positivamente face ao trimestre homologo, indicando desta forma de que a conjuntura no sector é favorável. "Os empresários apontaram as dificuldades financeiras e a insuficiência da procura como sendo os principais obstáculos do sector nesse trimestre", revela o estudo.

Construção em queda

Ainda conforme om INE, o indicador contrariou a tendência ascendente do último trimestre, situando abaixo da média da série e, evoluindo negativamente face ao mesmo período do ano 2020. A conjuntura no sector é desfavorável. "Os empresários indicaram a insuficiência da procura e a falta de materiais como sendo os principais constrangimentos do sector no segundo trimestre 2021", mostra a fonte.

Comércio em Feira decai

O indicador de confiança manteve a tendência ascendente do último trimestre, no entanto, situa abaixo da média da série e, evoluiu negativamente relativamente ao mesmo período do ano 2020. Perante tal resultado, nota-se que a conjuntura neste sector é desfavorável.

Indústria Transformadora tende recuperar-se

Dados do INE apontam que o indicador de confiança inverteu a tendência descendente do último trimestre, dando sinais de recuperação, pese embora, situando abaixo da média da série, a conjuntura no sector é desfavorável. Segundo os empresários, frequentes avarias mecânicas nos equipamentos e falta de água e energia foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do segundo trimestre 2021.

Transporte e Serviços Auxiliares aos Transportes em queda

"O indicador inverteu a tendência ascendente do último trimestre, evoluindo negativamente face ao trimestre homologo. A conjuntura no sector é desfavorável. De acordo com os empresários, a insuficiência da procura e outros fatores (pandemia da COVID 19) foram os principais constrangimentos do sector no decorrer do 2º trimestre 2021", revela o estudo realizado pelo INE.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project