POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Conselho Nacional do PAICV expressa voto de louvor à presidente cessante Janira Hopffer Almada, marca diretas para eleição de nova liderança em Dezembro 30 Maio 2021

O Conselho Nacional (CN) do PAICV aprovou, hoje, uma moção de valorização e expressou o voto de louvor à presidente cessante, Janira Hopffer Almada, pelo contributo que deu na afirmação e no reforço do partido durante a sua liderança. O mesmo órgão marcou as diretas para a eleição da nova liderança a 19 de Dezembro, ao mesmo tempo que convocou o Congresso Ordinário para Janeiro de 2022.

Conselho Nacional do PAICV expressa voto de louvor à presidente cessante Janira Hopffer Almada, marca diretas para eleição de nova liderança em Dezembro

Conforme a Infopress, a moção de valorização e o voto de louvor à líder cessante Janira hopfer Almada foram lidos pela militante Carla Carvalho durante o Conselho Nacional do PAICV, que esteve reunido este sábado, na Cidade da Praia.

O CN, de acordo com a deputada, considera que a liderança de Janira Hopffer Almada traduziu-se no reforço do partido, nomeadamente, nos “bons resultados” obtidos nas eleições autárquicas de 2020, no reforço do PAICV no parlamento, que passou a contar com 30 deputados, um grupo parlamentar renovado, com equilíbrio de gênero e motivado para cumprir o seu papel de oposição.

Aquele órgáo máximo do partido entre os congressos enaltece, assim, a coragem, determinação perseverança, resiliência e entrega total da camarada Janira Hopffer Almada às causas do partido e de Cabo Verde, em prol da justiça e da transparência e do interesse público.

Segundo a mesma fonte, o Conselho Nacional destaca, de igual modo, a postura ética de estar na política demonstrada pela Janira Hopffer Almada e o legado de trabalho e coerência que deixa.

“O Conselho Nacional expressa sua gratidão e um voto de louvor a Janira Hopffer Almada, certo de que ela continuará a dar o seu contributo militante para o partido para a afirmação da nossa democracia e o engrandecimento de Cabo Verde”, realça o documento.

Escolha de nova lidernaça em Dezembro e Congresso em Janeiro

Conforme ainda a deleberação do CN referida pela Inforpress, as eleições internas do PAICV para a escolha do novo líder serão realizadas no dia 19 de Dezembro deste ano. Já “nos próximos dias” será escolhido, a nivel da Comissão Política Nacional, o presidente interino, avançou hoje o porta-voz do Conselho Nacional, Julião Varela.

O político, que é também secretário-geral do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, falava à imprensa, à margem do Conselho Nacional do partido que esteve reunido este sábado na Cidade da Praia.

Quanto a interinidade do presidente, adiantou, segundo a Inforpress, que “nos próximos dias” será realizada a reunião da Comissão Política para a escolha do presidente interino, que comandará os destinos do partido até as eleições internas de Dezembro, acrescentando que o Congresso Nacional terá lugar em Janeiro de 2022.

“A presidência do partido é uma questão que será tratada na próxima reunião da Comissão Politica Nacional. De acordo com os nossos estatutos, deverá haver uma reunião comunicada expressamente para o efeito, portanto, o Conselho Nacional tomou o conhecimento do pedido de demissão, mas caberá agora a Comissão Politica resolver esta questão da substituição”, asseverou.

Julião Varela elucidou, neste sentido, que o próximo líder interino do maior partido da oposição será, conforme o estatuto, um dos vice-presidentes do partido a ser escolhido pelos membros da CP. O atual vice-presidente Rui Semedo é tido, segundo fontes deste jornal, como a figura que reune maior consenso entre os tambarinas para assumir tal cargo.

Recorde-se que a presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, colocou o cargo à disposição na sequência da segunda derrota do partido frente ao Movimento para a Democracia (MpD) nas eleições legislativas, realizadas a 18 de Abril deste ano.

Durante a sessão ordinária, deste sábdo, do Conselho Nacional do PAICV foram ainda apresentadas, discutidas e aprovadas as contas de 2020 e a proposta de orçamento do partido para 2021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project