SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Conselho de Concertação Social aprova Diretrizes do Orçamento do Estado 2020 08 Agosto 2019

Com o lema “Reformar para criar novas oportunidades”, o Conselho de Concertação Social (Sindicatos, classe empregadora e as Câmaras de Comércio) aprovou, esta segunda-feira, 05, na cidade da Praia, por unanimidade, as linhas de orientação para o Orçamento do Estado para 2020.

Conselho de Concertação Social aprova Diretrizes do Orçamento do Estado 2020

As partes reunidas estabeleceram dois acordos “importantes”, nomeadamente o reforço da confiança em relação ao quadro macroeconómico, a estabilidade macroeconómica, a estabilidade orçamental, a previsibilidade na gestão das finanças públicas, e a criação de mais oportunidades para os jovens cabo-verdianos, incentivando as empresas com o apoio na promoção empresarial, no acesso ao financiamento, mas também na criação de oportunidades.

O Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças, Olavo Correia, que falava à imprensa no final do encontro, avançou ainda que, neste quadro, os parceiros sociais acordaram em como é necessário continuar a investir, cada vez mais, na formação dos jovens cabo-verdianos, com educação e formação profissional de qualidade, em todas as ilhas de Cabo Verde, “independentemente das condições financeiras dos pais e encarregados da educação”.

“Há também o acordo em como precisamos acelerar a dinâmica de crescimento da economia cabo-verdiana”, que possibilite que o país tenha um crescimento económico inclusivo e que aposte na inclusão social e regional”, anuncia.

O reforço da resiliência do país é outra matéria que o CCS acordou como uma das linhas que deverão nortear o OE para 2020. “Cabo Verde faz parte de um ecossistema ambiental e está sempre confrontado com choques ambientais. Nós temos que ter instrumentos para agirmos, apostando na resiliência, mudando a forma como praticar a agricultura, apostando na melhor gestão da água”, conclui o governante.

CL

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project