ECONOMIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Guerra Rússia/Ucrânia: Contagem decrescente para a bancarrota. Rússia tem de pagar 100 milhões aos credores até domingo à noite 24 Junho 2022

A Rússia pode entrar em incumprimento no domingo à noite se não pagar 100 milhões de euros em juros aos seus credores, revela o Jornal Económico.

Guerra Rússia/Ucrânia: Contagem decrescente para a bancarrota. Rússia tem de pagar 100 milhões aos credores até domingo à noite

Nesta data, termina o período de graça de 30 dias em que Moscovo tinha de pagar o valor em falta, depois de ter falhado o pagamento a 27 de maio, segundo o “Financial Times” citado pelo Jornal Económico (JE).

A acontecer, este será o primeiro incumprimento russo neste século: o último teve lugar durante a crise financeira de 1998.

“A Rússia está a caminhar para o incumprimento devido às sanções por ter invadido a Ucrânia e está a cometer crimes de guerra. Está nas suas mãos decidir o que vai acontecer”, segundo o analista Timothy Ash da BlueBay Asset Management.

Apesar de ter uma vasta reserva de moedas estrangeiras, devido às suas receitas com as vendas de petróleo e gás natural, o país foi desligado do sistema financeiro internacional devido às sanções impostas pelo ocidente, complicando a sua capacidade de pagar aos credores internacionais.

O Kremlin já acusou o ocidente de tentar provocar um incumprimento “artificial”, garantindo que estão dispostos a pagar em rublos.

Na próxima semana, o país vai pagar 400 milhões de dólares aos seus credores, mas o pagamento vai ter lugar em rublos, por estes contratos não estipularem a moeda de pagamento.

Os analistas apontam para os danos na credibilidade financeira da Rússia. “Podem dizer o que quiserem, mas um contrato é um contrato e estipula claramente como e quando pode ser honrado. Os credores só querem o seu dinheiro, as desculpas são escusadas”, destaca Ash referid pelo JE.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project