LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Conversa Independente — Bolsonaro despedir-se-á no ’199º ano da Independência do Brasil’ 12 Setembro 2021

O presidente Jair Messias Bolsonaro — certo de que "deste lugar só saio se Deus me tirar" — chamou os apoiantes para as ruas no 7 de Setembro e ameaçou com um golpe de Estado. O que é que se segue?

Conversa Independente — Bolsonaro despedir-se-á no ’199º ano da Independência do Brasil’

A: Estava na fila dos passaportes [do Aeroporto de Lisboa] e ouço um "Feliz Dia da Independência do Brasil". E a pessoa ... homem ? mulher? Não sei! Não acreditas? Sério que não consegui identificar! Primeiro pareceu-me que era a voz dum homem, depois duma mulher ...

B: Percebo que não podias ver a pessoa... Enfim, continua.

A: Pois, essa pessoa respondeu ao funcionário dos passaportes no guiché: "Vai ser melhor o ano que vem, Brasil sem Bolsonaro". Mas logo a seguir ouço um grito, alto mas tão tão alto: "Brasil, terra de Bolsonaro graças a Deus! De Lula nunca". Era um homem de cabelo todo branco, era um casal de velhinhos, muito velhinhos mesmo, mais que setenta, oitenta, se calhar com a idade da avó, perto dos noventa... está no outro guiché... queres saber tudo, sim à minha direita, mesmo um passo à frente.

B: "Graças a Deus!", pois é, dizem sempre o santo nome de Deus em vão.

A: "Daqui só saio se Deus me tirar". Tudo aos gritos.

B: Aí tens, em menos de um minuto o retrato do Brasil.

A: Os bolsô gritam mais, vão para a "avenida" de todas as manifes, desta vez foram mais de 125 mil a mostrar que o messias/Messias está longe de despencar como mostram as sondagens.

B: Também isso, mas estava a pensar no Brasil dividido, que faz temer mais um golpe.

A: Golpe de Estado na 3ª maior democracia mundial!?

B: Vocês ainda são verdinhos demais para saber que a Dilma gritou "É golpe!", mas sempre podes ir ao arquivo ... Adiante!, que isso foi há uma geração atrás. Desta vez é um alerta que é de Zapatero e Varoufakis, entre mais de 150 líderes da esquerda mundial que assinaram a carta nesta segunda.

A: Ah, estou a ler [Brasil: Eduardo Bolsonaro ameaça a democracia com lei da ditadura de 1964-85, 02.nov.018]! Golpe militar, ditadura ... é disso que fala o filho, mas depois diz que não era isso, que se calhar o perceberam mal.

B: O zero-três não destoa do penta da base. A família mais que pentágono, mais que hexágono na política. A senhora Regina

A:...

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project