OPINIÃO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Conversa Independente — Educar para o ser e o bom-senso 24 Agosto 2020

A entidade responsável pela equidade que é o ICIEG pronunciou-se, o que é bem, sobre o feminicídio da adolescente de Santa Cruz. Pena foi a pressa com que classificou a causa como "violência no namoro" — num caso em que não havia relação amorosa entre vítima e agressor.

Conversa Independente — Educar para o ser e o bom-senso

Por: Mª Lourdes Lima

A responsabilidade no uso da palavra institucional é muitas vezes posta em xeque, como no caso em apreço. Acontece sobretudo em situações que requerem o pronunciamento da pessoa institucional (chamemos-lhe assim).

A comunicação da pessoa institucional não pode ser intempestiva. Se o for, conduzirá a pronunciamentos intempestivos, com efeitos nocivos de longo alcance.

Ao contrário, a comunicação ponderada decorrente da observação atenta — etapa prévia que é patamar necessário antes de prosseguir, no percurso conducente à interpretação adequada e apropriadamente expressa — permite dar solução a um dado problema.

A comunicação imponderada (decorrente da lacuna de interpretação) acontecerá sempre que houver falta de treino, relativamente à ponderação dos problemas que a vida na sociedade nos traz.

Nesta dimensão comunicacional, o treino é, pois, importante e articula-se com a prática continuada de observação atenta ao real.

É imprescindível essa atenção ao que se passa na nossa sociedade, cada vez mais enformada numa rede de relações a nível global, nacional, local — que requer competências bem treinadas para a sua leitura.

Entropia é desafio

A independência de pensamento resulta de uma prática e atenção constantes que permitem organizar o caos constituído pela entropia própria desta sociedade da informação.

A entropia resulta, por exemplo, de noticiários sobrepostos. É facto que na mesma altura ocorreu o lançamento dum livro sobre a violência no namoro. O tema acabou por saturar a atmosfera web e... passou a permear todas as narrativas de combate: à VBG, à falta de respeito para com o próximo, à intolerância que corta a liberdade de pensamento, entre outras.

A comunicar para todos, mais do que nunca precisamos juntar as competências técnicas e a tradicional dose de bom-senso.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project