Esta terça-feira 14, marcou uma etapa especial sobre esse susto do dia 28 de outubro, sábado à tarde em que o futebolista de 27 anos recebeu a notícia de que o pai e a mãe tinham sido sequestrados por uma quadrilha de ’motards’ armados quando regressavam a casa na localidade de Barrancas, a 950 km de Bogotá, a capital. O próprio presidente colombiano telefonou horas depois ao astro futebolístico a comunicar que tinham libertado a mãe.
Ao sexto dia do sequestro, o governo colombiano divulgou a foto da guerrilheira envolvida no rapto (ao alto) e confirmou a responsabilidade dos guerrilheiros ELN-Exército de Libertação Nacional pelo rapto dos pais do futebolista Luis Díaz, que foi decisivo em 2020 na conquista da SuperTaça para o FC Porto e hoje atua no Liverpool FC, da primeira-divisão inglesa.
As fontes referem que a notícia do sequestro comoveu o país, desde o final do dia de sábado quando se confirmou que os pais de Luis Díaz tinham sido raptados.
A quadrilha armada, a que se acrescenta mais tarde a guerrilheira ( da 1ª foto ), interceptou o carro de Luis Manuel e Cilenis, pais de Díaz. Seguiram levando o casal debaixo da ameaça das armas de fogo.
ELN sem força das FARC
Organização guerrilheira colombiana, de inspiração comunista e de caráter político-militar, o ELN foi fundado em 4 de julho de 1964, por Fabio Vasquez Castaño (fotos e cartaz da cabeça a prémio, em baixo à esqª), inspirado pela experiência bem-sucedida da Revolução Cubana.
Estudos consultáveis online indicam que "sem deter a máquina militar das FARC, e não tendo hipótese no confronto direto com as forças do governamentais, o ELN dedica-se principalmente à sabotagem de infraestruturas, nomeadamente da indústria petrolífera e da rede eléctrica".
Calcula-se pois que uma parte significativa dos rendimentos do ELN resultam do "imposto de guerra", a que sujeita as companhias petrolíferas, e dos sequestros a troco de resgate. Desde o início dos anos de 1970 que o ELN é responsável pela maioria dos sequestros na Colômbia. Até 1998, ano da morte de seu líder histórico, Manuel Perez, um padre espanhol que chefiou o movimento durante cerca duas décadas, o ELN não se dedicava ao narcotráfico.
Fontes: El País/EFE/MásFootball//X-Twitter/Telegram/... Relacionado: Guerrilheiros ELN mantêm raptado pai de ex-dragão Luis Díaz do Liverpool, 31.out.023 ; Colômbia: Pai e mãe de Luis Díaz do Liverpool raptados, 03.nov.023. Fotos: Luis Díaz reencontra o pai que o ELN sequestrou de 28.10 a 9-11. Imagens de vídeo partilhadas nas redes sociais mostram a perseguição em motorizadas. Taxa de sequestros coloca a Colômbia no top5 mundial.